Esporte

Surfista de Imbituba vence final nacional e garante vaga para mundial

Foto: Prefeitura de Imbituba/Divulgação

Foto: Prefeitura de Imbituba/Divulgação

A tensão, a preparação e os treinos foram intensos, porém tudo isso valeu a pena e, agora, Anderson Júnior confirmou que é o melhor do Brasil na categoria sub16, no Rip Curl Grom Search, após vencer a final nacional na praia de Maresias, em São Paulo, na tarde de ontem.

Na praia onde mora o campeão mundial Gabriel Medina, que acompanhou e narrou a final, o imbitubense Juninho precisou de muita calma e concentração para virar uma bateria emocionante.

O surfista da Praia da Vila liderou a final até os 21 minutos, quando perdeu a primeira colocação para o paulista Alex Soares, porém o catarinense não se deu por vencido e a pouco menos de três minutos para o fim da bateria, encontrou a onda salvadora. Com um nota 6,05, ele virou a bateria a seu favor, e com um total de 12,25 pontos sagrou-se campeão da final nacional, que reunia os seis melhores surfistas do Brasil.

Para o pai de Juninho, Anderson Martins, ouvir Gabriel Medina comentar a onda de seu filho e confirmar antes do juízo que ele virou a bateria pela qualidade de seu surfe foi surpreendente. “Emocionante. É tudo fruto de muito trabalho e perseverança. Nem dá pra explicar o meu sentimento. Chegamos a achar, antes da final, que não iria dar. Mas o Juninho foi lá e ‘quebrou’ na bateria”, salienta.

Agora, Juninho se junta a outros 15 selecionados pelo mundo para disputar a final mundial, que acontece no início de 2016 ainda em local a ser definido, mas com certeza em uma das principais praias internacionais do surfe.