O Pensar Político – Conexão Capital

Surpresas do Sul

Foto: Divulgação

O sul de santa Catarina é considerado uma incubadora de lideranças políticas. Municípios de pequeno e médio porte da região protagonizaram disputas históricas. No passado Urussanga revelou lideranças como os ex-deputados Ruberval Pilotto (PDS) e Vanderlei Rosso (PMDB). A tradição de pequenos municípios elegerem representantes faz parte do contexto político da região.  O deputado Valmir Francisco Comin (PP), do município de Siderópolis, em 1998 como o movimento “Pequenos Municípios Unidos”, atropelou o então candidato de Criciúma, Altair Guidi, na época filiado ao PPB.  Em 2014, o deputado mais bem votado do Partido Progressista, veio do município de Sombrio, José Milton Schefer (PP), com 49.489 votos.  São surpresas como essas que qualificam e acirram a disputa no sul do estado. Não basta um grande colégio eleitoral, as surpresas do sul nos revelam que outros ingredientes democratizam as disputas: a oportunidade dada aos pequenos.

A vez dos pequenos

Inspirado nos Documentos das Conferências de Medellín (1968) e de Puebla (1979) – A vez dos pequenos – foi o nome dado ao Plano de Governo de Esperidião Amin em 1983. Em época de fomento da consciência ambiental e do desenvolvimento sustentável a Carta Encíclica do Papa Francisco – Laudato Sì – O cuidado da casa comum – pode ser a inspiração de Amin para 2018.

Ampliando as bases

Em constantes visitas aos municípios da AMESC, AMREC e AMUREL o deputado José Milton Scheffer (PP), Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, vem sendo desafiado a dar voos mais altos. Segmentos da saúde, agricultura e municipalistas o elegeram como a voz dos pequenos.

Movimentos

A cada semana a dinâmica da disputa para 2018 ganha novos contornos. No espírito natalino Merisio, Amin e Bauer são chamados a um gesto de comunhão e unidade. É o tempo oportuno para deixarem de lado as vaidades pessoais e partidárias e unirem-se em torno de um Novo projeto de Estado.

Saída do governo

Merisio defende que ao Eduardo Pinho Moreira (PMDB) assumir o governo do Estado o PSD deve “bater em retirada”. Vale lembrar que em 2014 a sociedade não assimilou o discurso de mudança e renovação de Paulo Bauer. Imperou a filosofia das ruas: “Até ontem eles eram governo, hoje são a mudança?”

Conexão Capital

Durante a temporada de verão estaremos circulando em Balneário Rincão, Laguna, Itapirubá, Florianópolis e Itapema. Novidades virão. Boas Festas!

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.

A baixa qualidade da educação brasileira

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso questiona os pais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas do país. E você, está satisfeito?

Bauer, Amin e Kleinübing