Saúde

Suspeitas e confirmações de Covid disparam em Criciúma e região

É um salto de 400% de casos em Criciúma e 200% na região carbonífera

Divulgação

Em 24 horas, o principal hospital do Sul de Santa Catarina que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um acréscimo de 15 para 75 atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios. – A procura do nosso pronto atendimento para Covid sofreu esse salto que nos preocupa muito – reconhece o médico Raphael Farias, diretor-técnico do Hospital São José (HSJ), de Criciúma.

O acréscimo nos positivados para Covid-19 confirma a razão da preocupação. – É um salto de 400% de casos em Criciúma e 200% na região carbonífera – contabiliza. – Isso ainda não está repercutindo nas internações, mas confirma que tanto o coronavírus quanto a H3N2 estão circulando – pondera.

O médico acrescenta que ainda não há, nos atendimentos do HSJ, coinfecções com a chamada flurona. – Não, temos positivados com Covid e com Influenza, mas não com as duas juntas – explica.

A situação se repete na rede privada. – Somente nesta segunda-feira fizemos 540 atendimentos entre clínicos e pediátricos, com sintomas respiratórios, e 97% tiveram alta, mas 3% foram internados – confirma o diretor médico do Hospital Unimed de Criciúma, Fábio de Souza.

Ainda não há um acréscimo em internações. – Estávamos com dois pacientes Covid que receberam alta, mas internamos um com Influenza – observa. O salto no número de positivados nos exames laboratoriais processados pela Unimed em Criciúma também chama a atenção. – Foi um incremento de 19% nos últimos dias – sublinha.

A prefeitura vem registrando, ainda, substancial acréscimo na procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Próspera e Boa Vista, que contam com atendimento 24 horas. – Estamos reforçando as equipes de médicos para dar conta – reconhece o secretário Acélio Casagrande.

O relatório divulgado pela Vigilância em Saúde no fim da tarde desta terça, em Criciúma, aponta que há 161 casos ativos na cidade. Dez pacientes estão internados, sendo 6 confirmados e 4 suspeitos para Covid. Dos positivados, 5 encontram-se em leitos de UTI. Criciúma tem, desde o início da pandemia, a confirmação de 666 óbitos por Covid-19.

Situação preocupante também no Hospital Regional de Araranguá (HRA), outra referência para o tratamento da Covid-19, principal unidade que atende aos 15 municípios do extremo Sul. – A procura do pronto socorro com pacientes com algum desconforto respiratório triplicou nos últimos dois dias – relata o diretor do HRA, Cristian de Souza. – As confirmações aumentaram, mas as internações ainda não – emenda.

Com informações de Denis Luciano, colunista do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Calor e chuva são esperados neste final de semana no Sul Catarinense

Sábado pode atingir até 35°C

Incêndio provoca a morte de 10 pessoas em pousada de Porto Alegre

Outros sete ficaram feridos

Motorista com sinais de embriaguez capota carro em Orleans

Segundo os bombeiros, homem recusou ser encaminhado ao hospital e deixou local do acidente

PM prende mulher por agredir marido e tentar destruir o carro dele com uma pá em Braço do Norte

Segundo uma testemunha, a esposa chegou a jogar o companheiro, que é cadeirante, no chão