Economia

Tarifas da Celesc serão reajustadas em mais de 6%

Aneel divulgou estudo prévio. Reajuste acontecerá no segundo semestre de 2012.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta semana os números prévios da revisão tarifária da Celesc, que acontece a cada quatro anos. De acordo com as informações preliminares, o efeito médio da tarifa ao consumidor será de 0,32%. Os números finais serão homologados em 7 de agosto, após o fechamento dos dados e o recebimento de contribuições da sociedade por meio de audiência pública.

Pela revisão prévia, o reposicionamento tarifário da Celesc ficou em 6,82%. Deste valor, 5,97% é para a parcela A e 4,92% para a parcela B. A parcela A representa os custos não gerenciáveis da Celesc, como impostos, que representam 84% do valor da fatura paga pelo consumidor. A parcela B representa os custos gerenciáveis, como pessoal, materiais e serviços, representando 165 do valor pago pelo consumidor.

Os números ainda serão analisados criteriosamente, mas devem permanecer próximo deste patamar. “Pelos números fechados até agora, a Celesc apresenta o melhor resultado entre as grandes distribuidoras do país. Se considerarmos que a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 5,1%, o efeito para o consumidor, bem abaixo de 1%, será praticamente imperceptível”, explicou o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.

Mantendo-se o aumento de 6,82%, um consumidor que paga R$ 150 pagará R$ 160,23. A nova tarifa começará a valor no segundo semestre, após a divulgação oficial da Aneel à Celesc.

Engeplus