Geral

Tartaruga marinha é encontrada em lagoa

Animal foi devolvido ao mar por pescadores locais

Foto: Diário do Sul

Foto: Diário do Sul

Uma tartaruga marinha foi encontrada no domingo na Lagoa Garopaba do Sul, em Jaguaruna, por pescadores locais. Conforme a Polícia Ambiental, esses animais podem entrar pelo canal e chegar até a lagoa, mas normalmente conseguem retornar. Quando isso não acontece, porém, as tartarugas podem se prender em alguma rede ou ficarem perdidas fora de seu habitat natural.

No caso de Jaguaruna, após constatar que a tartaruga não estava ferida, os pescadores a devolveram para o mar, procedimento que é adequado, de acordo com o cabo Jair Martins, da Polícia Ambiental. “Se o animal não apresenta ferimentos nem está doente, ele pode ser devolvido ao mar sem problemas. No caso, porém, de ser encontrado um animal com ferimentos ou que pareça doente, a Polícia Ambiental deve ser acionada”, explicou o cabo à equipe de reportagem do Diário do Sul.

Nesses casos, o órgão leva o animal até um biólogo, que faz um atendimento inicial e indica a conduta adequada. Quando o animal encontrado pode oferecer risco às pessoas, acionar o órgão também é indicado. No caso da tartaruga, o cabo Martins ensina que, como o animal não oferece risco, ele pode ser removido, sempre se tomando o cuidado de pegá-lo pelo casco, para não causar ferimentos.

Outros animais que comumente são encontrados fora de seu habitat na região são pássaros, como gaviões, gaivotas e falcões, além de pinguins e leões-marinhos. “Se o animal estiver em boas condições, indicamos sempre que deve-se deixá-lo onde está. Na dúvida, pode-se acionar a Polícia Ambiental”, afirma Martins. “Quando são encontrados pinguins na areia, por exemplo, muitas pessoas acham que devem removê-los para outro local, mas normalmente o que ocorre é que, após nadar muito, ele está descansando e voltará depois para seu habitat”, sublinha.