Educação

Taxa de abandono escolar dobra e aprovação cai em SC em 2021, mostra Inep

Estado acompanhou movimento nacional de maior abandono de estudantes

Divulgação

As taxas de abandono escolar na educação básica em Santa Catarina dobraram em 2021 em comparação com o ano anterior. No caso do ensino médio, ficou em 7,4%. Já entre estudantes do ensino fundamental, foi de 0,4%.

Em 2020, essas taxas estavam em 3,6% e 0,2%, respectivamente. Os dados fazem parte do Censo Escolar, que teve versão mais recente divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (19).

O percentual indica a proporção de alunos que deixaram de frequentar a escola antes do término do ano letivo.

Entre os estudantes de ensino médio, o número mais grave diz respeito à educação pública, com 8,4% de abandono — no ano anterior, estava em 4,1%. O índice é puxado pela rede estadual, com taxa de 8,7%.

No caso do ensino fundamental, o problema é mais acentuado nos anos finais desta fase dos estudos, com índice de 0,8%. Nos anos iniciais, está em 0,2%. O número também é agravado pela situação da rede pública estadual, com abandono total de 0,6%.

Santa Catarina acompanhou um movimento nacional de abandono escolar. As taxas foram de 5% no ensino médio e de 1,2% no fundamental na média do país — no ano anterior, estavam em 2,3% e 1%, respectivamente.

Também alinhado ao restante do país, o Estado teve aumento nas taxas de reprovação no ensinos médio (12,1%) e fundamental (3,8%) e queda nos números gerais de aprovação — 80,5% no primeiro caso, e 95,8% no segundo.

Ao divulgar os dados, o Inep destacou que, em 2020, havia ocorrido aumento considerável nas taxas de aprovação na rede pública entre as estratégias para minimizar a retenção e o abandono escolar em meio à pandemia de Covid-19.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Balneário Rincão ganha rota gastronômica com 26 locais para conhecer

Iniciativa faz parte do Plano Municipal de Turismo e visa transformar a cidade em um destino turístico durante o ano inteiro

Região Sul do país tem melhora nas desigualdades sociais em saúde, diz FioCruz

Mesmo com a “ligeira redução”, como define a FioCruz, 65 dos 84 municípios que estiveram classificados na lista dos mais desiguais da Região Sul no início da pandemia permanecem nessa condição

SC tem aumento de 271% dos casos confirmados de dengue no 1º semestre de 2022

No Estado, 77 pessoas tiveram mortes confirmadas pela dengue neste ano

Criança de 2 anos é atropelada por ônibus em SC

Bombeiros informaram que a menina teve ferimentos graves e foi levada ao hospital; ela sofreu fraturas expostas