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Tecnologia da Europa será importada para acelerar construção da ponte Anita Garibaldi

Em outubro serão erguidos os primeiros pilares. Desvio da BR-101 está sendo finalizado.

Parte das estruturas de sustentação dos pilares da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, já começou a ser descarregada nas margens da BR-101, no KM 313, na região do posto Lagoa. De acordo com informações passadas pelo engenheiro Mauri Morales, gerente de produção do consórcio responsável pela construção da ponte estaiada, na região de Cabeçuda, a ponte ganhará forma e altura. Nos tubos, chamados também de caixarias, será utilizada uma tecnologia para diminuir o esforço no momento de colocação na base da ponte. O resultado será mais rapidez no preparo dos pilares de sustentação.

O prazo para a conclusão da obra são 36 meses. Com a tecnologia trazida da Europa a expectativa é diminuir esse tempo. Cada pilar deve demorar, em média, três dias para ficar pronto, chegando até 70 metros. Em outubro, o trecho da BR-101, nas mediações do posto Lagoa, deverá ter um desvio, para o início da obra. De forma paralela, a dragagem da lagoa Santo Antônio e a construção do canteiro de obras seguem em ritmo acelerado.

Na área do canteiro serão construídos alojamentos para 700 pessoas, porto para embarque de caminhões de concreto até as balsas, campo de futebol, refeitório, oficina e escritório. Serão utilizadas 30 balsas e toneladas de cimento para erguer a estrutura de 2,8 quilômetros. A areia, retirada do fundo da lagoa, está sendo depositada em antigos tanques de criação de camarões, no loteamento Jardim América, nas margens da SC-436. Serão 144 metros de largura de dragagem.

Mão de obra – O gerente de produção afirmou que no Sul eles terão dificuldade para encontrar trabalhadores braçais. “Nesta região, que tem uma ótima escolaridade, vamos empregar mão de obra para a área administrativa e técnica”. De outras regiões devem vir os chamados "peões". A expectativa é atingir uma folha salarial com 1,3 mil trabalhadores. Para o engenheiro, “construir a ponte é o mais fácil, difícil é preparar e deixar tudo pronto para o início da obra”, finalizou.

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