Geral

Temperaturas baixas, circulação marítima e chuvas: confira o tempo para SC nesta segunda-feira

As temperaturas ao amanhecer seguem baixas para a época do ano, ficando próximo dos 5 °C na Serra de Santa Catarina

Foto: Flávio Tin/Arquivo

A previsão do tempo para esta segunda-feira (7) indica que teremos predomínio de nebulosidade com possibilidade de chuva persistentemente em algumas regiões do Estado, especialmente do Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis.

Segundo a Defesa Civil, essa condição está associada a uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste do Brasil que reforça a circulação marítima, especialmente entre o Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis, deixando o tempo com nebulosidade e instabilidade ao longo do dia.

A Epagri/Ciram informa que na região do Oeste de Santa Catarina, haverá predomínio de sol entre poucas nuvens ao longo do dia. As temperaturas ao amanhecer seguem baixas para a época do ano, ficando próximo dos 5 °C na Serra catarinense.

No Litoral de Santa Catarina, as temperaturas oscilam entre 10 e 16 °C e entre 6 e 10 °C nas demais áreas do Estado. As máximas previstas giram em torno dos 27 °C no Extremo Oeste e em torno de 19 a 25 °C nas demais regiões.

Na terça-feira (8), a área de baixa pressão segue atuando sobre o alto mar próximo à costa de Santa Catarina, essa condição mantém presente a circulação marítima e contribui para predomínio de nebulosidade entre o Litoral catarinense e área próximas.

Com essa influência, não se descarta a possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. Na região Oeste do Estado, segue o predomínio de sol entre poucas nuvens ao longo desta terça-feira.

As temperaturas se mantém baixas para a estação, com temperaturas abaixo dos 4 °C nas áreas mais altas da Serra, entre 5 e 10 °C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. No litoral, as temperaturas variam entre 10 e 15 °C no decorrer do dia.

Para esta quarta-feira (9), a condição do tempo indica que a circulação marítima perde força. Com essa condição, a possibilidade de chuva diminui no Litoral de Santa Catarina e áreas próximas.

Nas demais regiões do Estado, o sol aparece ao longo do dia com a presença de nebulosidade. O dia começa novamente com temperaturas baixas, ficando abaixo dos 5 °C na Serra, entre 7 °C e 10 °C no Grande Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana.

Na parte da tarde, as temperaturas sobem e chegam aos 27 °C no Oeste, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Nas demais regiões do Estado, as temperaturas oscilam entre 21 °C e 25 °C.

Tendência para os próximos dias:

Entre o final da quinta (10) e a sexta-feira (11), uma nova área de baixa pressão combinada a disponibilidade de calor e umidade volta a favorecer a ocorrência de pancadas isoladas de chuva no Grande Oeste no final da quinta e no decorrer da sexta-feira nas demais regiões.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.