Geral

Tempo bom e prais lotadas irão marcar o último feriado prolongado do ano

Em média, hotéis e pousadas da região registram ocupação na casa dos 70% para este fim de semana prolongado

O feriado que celebra a proclamação da república, nesta quinta-feira, é o último ‘fim de semana prolongado’ deste ano. Em algumas cidades litorâneas da região, há pousadas com apenas 20% dos leitos disponíveis.

É o caso da Quinta do Bucanero, na praia do Rosa, em Imbituba, que desde o começo de outubro reserva vagas para este feriado e para a alta temporada de verão.

“Quem deixou para a última hora podem não conseguir um lugar para ficar ou ter que se sujeitar a lugares que não oferecem uma boa estrutura ou serviços”, avisa Luiza Rodrigues da Silva, recepcionista da pousada.

Enquanto no principal balneário da cidade a expectativa é das melhores, com pelo menos 80% dos leitos ocupados para este feriado prolongado, no restante da rede hoteleira do município a margem de reserva está em aproximadamente 60% de ocupação.

Poderia ser mais, lamenta o presidente da Associação Empresarial de Imbituba (Acim), Adilson Silvestre. “Temos dois limitadores, tanto para este feriado como para todo o verão: as obras na BR-101, que dificultam o acesso, e a temporada mais curta, já que o carnaval inicia no dia 8 de fevereiro”, enumera Adilson.

Em Laguna, o índice é um pouco mais positivo. Os hotéis, pousadas e campings podem atingir até 70% de ocupação neste feriado estendido. Somente no Laguna Tourist Hotel, a média de reserva gira em torno de 50%. “Estamos com boas perspectivas. Para agradar ainda mais os visitantes, a previsão do tempo deverá ajudar”, observa o gerente do hotel, Walter Costa Junior.

Assim como Imbituba tem uma perspectiva diferente para o Rosa, em Laguna a estimava é outra no Farol de Santa Marta. Preferida pelos jovens, a rede de pousadas do lugar, assim como as casas para aluguéis, estão 80% ocupadas para este feriado.

Ano-novo e Carnaval têm projeção de bons resultados

Quanto ao ano-novo e carnaval na região, a procura por hotéis e pousadas começou em outubro. O presidente da Associação Empresarial de Imbituba (Acim), Adilson Silvestre, estima que a expectativa para o verão é de 70% de ocupação em função da temporada ser mais curta, já que o Carnaval inicia no dia 8 de fevereiro.

“Além dos nossos visitantes locais, devemos ter muitos visitantes da Argentina. Mesmo com a crise no país vizinho, acredito que virão em bom número para esta temporada. Eles representam um expressivo incremento na economia do setor”, enfatiza Adilson.

A maioria das pessoas que pretendem passar as festas de fim de ano ou o Carnaval na região antecipam as suas reservas, atenta a recepcionista da pousada Quinta do Bucanero, na praia do Rosa, Luiza Rodrigues da Silva. “São turistas acostumados a viajar nesta época do ano”, completa Luiza.

Em Jaguaruna, a quantidade de visitantes também é grande, mas neste caso o setor recebe o incremento econômico é o imobiliário, com o aluguel de casas. Em Laguna, a organização das festas de Ano-Novo e Carnaval ainda estão em discussão.

Cotado para assumir a secretaria de turismo da próxima gestão, o gerente do Laguna Tourist Hotel, João Carlos Moraes, está em negociações para definir a programação de toda a temporada.

Feriado será de tempo seco com clima ameno

Quem viajar neste feriado contará com temperaturas amenas até domingo. Durante estes dias haverá a passagem de uma massa de ar frio entre o sul do Brasil e o oceano.

A previsão é de sol, com variação de nuvens ao longo do dia em todas as cidades. A previsão aponta chance de chuva na região somente nesta quinta-feira.

Entre esta sexta-feira e o domingo, o sol deverá predominar em todo o estado. Na maior parte dos dias o tempo será seco, o que pede atenção das pessoas quanto a hidratação.

Chuva em forma de pancadas deverão ocorrer com distribuição irregular pelo estado, em função do calor. As temperaturas estarão um pouco baixas ao amanhecer e na casa dos 24ºC a 26ºC durante as tardes.

Notisul