Segurança

Temporada de verão termina com mais mortes por afogamentos

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Encerrou no fim de semana a temporada da Operação Veraneio, realizada pelo 8º Batalhão dos Bombeiros Militares de Tubarão, referente a 2014/2015. O que mais chama a atenção em relação a anterior foi o aumento de vítimas de afogamentos e de ocorrências de queimaduras por água-viva.

Os dados sobre a operação foram levantados na tarde de ontem pelo 1º tenente André Corrêa de Araújo. Ao se reunir com o grupo, todos foram surpreendidos com os números registrados no litoral sul.

“Registramos nesta estação dez mortes, das quais cinco ocorreram em locais de água doce e cinco no mar. No ano passado, foram oito mortes, cinco em água salgada e três em rios e lagoas. Destacamos que todos os falecimentos ocorridos aconteceram em locais desguarnecidos pelos bombeiros”, revelaAndré.

Outro fator que chamou a atenção neste verão foram as milhares de lesões causadas por água-viva. “No ano anterior tivemos 651 registros, neste verão o número foi absurdamente maior, 6.695 pessoas lesionadas. A quantidade provavelmente é ainda maior, pois muitos banhistas não procuram o posto dos guarda-vidas para serem atendidos. Esta diferença deve ser estudada por biólogos para que uma explicação científica possa esclarecer este aumento”,  comparou André.

O tenente ainda destacou que 529 pessoas foram arrastadas pela correnteza, número bem menor que a temporada passada, com 802 registros. “Consideramos arrastamento quando um banhista é levado pelo mar, mas é resgatado pelos guarda-vidas”, explica André.

As localidades guarnecidas pela circunscrição do 8º BBM estende-se da Praia do Siriú, em Garopaba até a Barra do Torneiro, em Jaguaruna.

Postos ainda em funcionamento

A operação desta temporada está finalizada, o que significa que a maioria das praias, a partir de agora, está com os postos de guarda-vidas desativados. “Outros locais seguiram com a pós-temporada. A Praia do Rosa, a Ibiraquera, a praia central de Garopaba, a Praia da Ferrugem, a Praia do Ouvidor e o Mar Grosso, em Laguna, ainda estarão com os postos funcionando nos fins de semana até o domingo de Páscoa”, finaliza André.

Com informações do jornal Notisul