Clima

Temporais causam estragos na região neste final de semana

No domingo, Criciúma e Cocal do Sul foram as cidades mais afetadas. No sábado, os maiores danos apareceram em Orleans

Foto: Erik Borges/TNSul

O final de semana resguardou temporais tipicamente de verão na Região Carbonífera. Após as temperaturas se aproximarem da casa dos 40º C, nuvens escuras e carregadas trouxeram chuvas torrenciais no período da tarde. As cidades mais afetadas foram Criciúma e Cocal do Sul, no domingo, e Orleans, no sábado.

Família fica desalojada em Cocal

A alta quantidade de água obrigou uma família a deixar para trás a residência em que vive. Segundo a Defesa Civil, eles foram realocados para a casa de parentes porque o imóvel ficou totalmente alagado. No mesmo município, o órgão informou que o muro de uma escola veio a baixo. O local ficou sob responsabilidade das equipes da prefeitura.

O Governo Municipal afirmou que foram 40 chamados oficiais durante a tarde. Entre as ocorrências, tiveram 12 pontos de inundação, cinco casas alagadas, uma queda de poste, dois rompimentos de drenagem e diversas quedas de árvores e galhos.

Em Criciúma, mais de 40 milímetros de chuva

A Defesa Civil de Criciúma não registrou nenhuma ocorrência pontual durante a tempestade. A cidade acumulou um total de 43 milímetros de chuva durante a tarde deste domingo, a maior concentração da região. A alta quantidade de precipitação em um período inferior a uma hora fez com que diversos alagamentos fossem observados. A área central e o bairro Pio Corrêa foram os locais mais atingidos.

“Registrou-se em alguns lugares a queda de granizo fino, mas de forma bastante passageira, sem danos. Foi uma chuva bastante concentrada, que ocasiona nesses alagamentos rápidos. O sistema de escoamento agiu assim que a chuva parou”, explica Rosinei da Silveira, coordenador regional da Defesa Civil.

A previsão de temporais continua para os próximos dias. “Essa onda de calor persiste, mesmo que encontre um enfraquecimento a partir de hoje. A circulação de bastante umidade na atmosfera e o encontro com esse calor provoca esses temporais localizados”, sublinha.

Ventania causa danos em órgãos públicos de Orleans

Na tarde de sábado, uma tempestade de verão seguida por um forte vendaval trouxe prejuízos a diversos órgãos públicos e residências particulares em Orleans. O prefeito Jorge Koch repassou que telhado do recém construído do Colégio Toneza Cascaes desprendeu-se e voou até o ginásio que fica ao lado da instituição, quebrando dezenas de telhas. Em seguida, também foi atingido o ginásio municipal Homero de Miranda Gomes, quebrando outras 10 telhas. Na mesma rua, cinco residências foram atingidas, também pelas telhas que voaram do Colégio Toneza Cascaes.

Mais estragos foram observados ao redor da rodoviária, onde dois postes caíram. O vendaval derrubou ainda aproximadamente 30 árvores na rua do Paredão do Zé Diabo, que precisou ser interditado. “Estamos de prontidão acompanhando todos esses danos, juntamente com a Defesa Civil, a Secretaria da Infraestrutura, e a Polícia Militar. Graças a Deus não tivemos nenhuma vítima, somente danos materiais que serão recuperados de imediato”, afirma o prefeito.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.