Sem Categoria

Temporal destelha casas e derruba árvores em Chapecó

Temporal destelha casas e derruba árvores em Chapecó

Foto: André Zanfonatto/NSC TV

Ao menos 500 casas foram danificadas por um temporal com vento forte e granizo em Chapecó, no Oeste catarinense, na tarde de domingo (1). Conforme a Defesa Civil, ao menos outras 11 cidades foram afetadas pelo temporal. Um levantamento sobre os estragos deve ser concluído nesta segunda-feira (2).

De acordo com a Defesa Civil , em Chapecó, os atingidos retiravam lonas no quartel do Corpo de Bombeiros da cidade no início da noite.

O coronel Fabiano de Souza, secretário adjunto de Defesa Civil, diz que Dionísio Cerqueira também está entre as cidades mais afetadas pelo temporal. Até o início desta noite, 50 chamadas de atendimento foram registradas pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

“Ainda estamos fazendo o levantamento de afetados pelo temporal. Este número deve ser fechado na manhã desta segunda. Até agora, podemos dizer que houve registros de estragos em São Miguel do Oeste, Tunápolis, Itapiranga e São José do Cedro. Por enquanto, não temos dados sobre pessoas afetadas”, explicou.

Segundo a Defesa Civil, em Concórdia, uma casa foi parcialmente destelhada pela queda de uma árvore. Em Itá, outra residência foi danificada pelo temporal. Em Seara, a SC-283 estava em meia pista devido ao deslizamento de rochas de médio porte.

Em São Lourenço do Oeste, na Linha Santana do Bela Vista, foram danificadas pelo vento forte e granizo uma escola, igreja, ginásio, posto de combustível e um restaurante. Em Jardinópolis, o granizo atingiu 25 residências e um galpão desativado caiu em função do vento.

Temporal destelha casas e derruba árvores em Chapecó2

Foto: André Zanfonatto/NSC TV

De acordo com a NSC TV, o temporal começou em Chapecó por volta das 16h40 e atingiu principalmente os bairros Grande Efapi, Jardim América, São Cristóvão, Santo Antônio, Alvorada, Eldorado, Bela Vista, Saic, Presidente Médice e Centro, conforme os bombeiros.

Cerca de 15 árvores caíram sobre residências e estradas e precisaram ser removidas pelo Corpo de Bombeiros. “Hoje, faremos um reunião no gabinete da prefeitura para buscar alternativas para o problemas e quais serão os próximos passos”, afirmou o coordenador Regional de Defesa Civil Clair Bazi.

Sem luz

À noite, as Centrais Elétrica de Santa Catarina – Celesc informaram por meio de sua assessoria que em função do temporal, cerca de 35 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica no Oeste. O pico de interrupções no fornecimento da região foi de 60 mil unidades.

Tudo isso, porque as redes alimentadoras Itapiranga, Palmitos, Pinhalzinho, Chapecó, Quilombo, São Lourenço, Xanxerê e Concórdia foram danificadas. Até as 6h20min desta segunda-feira (2), pelo menos 11 mil unidades consumidoras continuavam sem energia em todo estado, dessas, 4,5 mil eram no Oeste.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Colisão frontal termina em morte em Balneário Rincão

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos