Clima

Temporal foi causado por linha de instabilidade no Litoral, explica Márcio Sônego

O céu de dar medo da tarde deste domingo foi causado pela linha de instabilidade que se formou no Litoral Sul de Santa Catarina e Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Foto: Edson da Silva/Engeplus

Foto: Edson da Silva/Engeplus

Moradores da região Sul do Estado no final da tarde deste domingo foi surpreendido por um céu que, de repente, escureceu. A impressão é de que, mais do que cinza, o céu chegou a ficar preto. A imagem foi de assustar. E assim chegou mais um temporal de Verão. O que veio em seguida foi muita chuva, com pingos grossos, vento, relâmpagos e bastante trovoada.

O céu de dar medo da tarde deste domingo foi causado pela linha de instabilidade que se formou no Litoral Sul de Santa Catarina e Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, a evolução do temporal, conforme as imagens de satélite foi da seguinte forma: às 15h30min em Passo de Torres, às 16h10min em Sombrio, às 16h40min em Araranguá, às 17h10min em Criciúma e às 17h40min em Tubarão.

Segundo o site Engeplus, a estação da Epagri em Araranguá registrou vento forte com rajadas de até 98 quilômetros por hora depois das 16h30min. “Este tipo de sistema é composto por nuvens do tipo cumulonimbus, que causam chuva forte, vento forte, trovoadas, granizo e até tornado. A semana segue deste jeito, quente e com risco de chuva à tarde”, antecipa.

O temporal também chegou ao litoral. Com a aproximação da chuva e do vento intenso, muitos veranistas que estavam na orla dos balneários tiveram que ir para casa. Por volta das 17h30min chuva, vento, relâmpagos e trovoadas assustaram veranistas e moradores.