Sem Categoria

‘Tenda Literária’ encerra temporada de Verão na Barra de Ibiraquera

Espaço cultural inclusivo dedicado a leitura vai dinamizar o acesso às atividades promovidas no evento durante final de semana

Até o próximo domingo (12), apaixonados pela leitura podem aproveitar o projeto Tenda Literária, em Imbituba. O evento acontece na Barra de Ibiraquera e conta com a presença da Rede Nacional de Leitura Inclusiva de Santa Catarina em parceria com a Fundação Dorina Nowill. O programa cultural é idealizado pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, com apoio da Prefeitura de Imbituba e projeto Rota da Baleia Franca do Sebrae/SC. O evento integra a programação do Verão Show 2017.

Na oportunidade o público poderá acessar livros falados, em braille, fonte ampliada e ainda ter experiência com a escrita em braille. “A proposta é mobilizar uma rede local com parceiros atuando na leitura e inclusão contínua. É preciso conhecer e também fazer, pois acessibilidade atitudinal é o que move nosso propósito em rede” afirma Perla Assunção, articuladora do projeto e profissional da Fundação Dorina Nowill.

As edições da Tenda Literária também são oportunidades para que outros negócios sejam gerados, como estímulo ao turismo e venda de produtos do artesanato local. Um dos exemplos é a construção de barcos artesanais. A Casa Verde Experiências Turísticas trouxe seu Rozemiro Estaleiro, que apresenta sazonalmente seu trabalho para turistas durante a temporada. “É uma oportunidade de mostrar o que temos de melhor e estimular o turista a investirem em nossa região”, explica.

Durante o próximo final de semana a Tenda contará com a presença da Ecomarine Clothing, que cria camisetas e lembranças artesanais da Baleia Franca e com as peças exclusivas de Vera Ottaviano, que reutiliza resíduos descartáveis em seus belos mosaicos. O espaço Rota da Baleia Franca vai ter a presença do artista e poeta, Ailton Pereira Junior, que estará a partir das 14h de sábado fazendo xilogravuras e conversando com quem estiver interessado no tema. Sarau, literatura infantil com Boi de Mamão e visitas ao museu da concha também fazem parte da extensa programação.

“A Tenda Literária consolida a continuidade de um projeto que visa ampliar os índices de leitura. Só em Imbituba, o número de frequentadores da Biblioteca Municipal passou de 1% para 4% entre 2015 e 2016” afirma Gláucia Maindra, da curadoria do município.

Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Data: 11 e 12 de fevereiro – Barra de Ibiraquera, Imbituba

Horário: 9h30 às 20h30

Participação livre e gratuita

 

11/02 – Sábado

9h30 – Dança Circular, com Kharina Oleksiuk

10h30 – “Rodada de Histórias”, com Encantados Contadores de Histórias

11h30 – Conversa Aberta “Impactos Ambientais em Imbituba”, com o Movimento Fora Cattalini

14h – Oficina de Escrita Criativa, com Graciela Simoni

15h – Fauna dos Bichos, com Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos – O PMP-BS apresentará os animais marinhos que habitam as praias de Imbituba e proximidades, seus hábitos, costumes e características; e o trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias.

16h – Narração de Histórias, com Sergio Carneiro Bello

16h40 – “Areia” Dança Contemporânea, com Clarissa Moya

17h – Mutirão de Limpeza de Praia e Lagoa, organizado pela Ecosurf, AMAPI e ACIM Barra de Ibiraquera e Região convoca moradores e turistas para essa ação coletiva, que é uma demonstração de amor e respeito pelo ecossistema e biodiversidade de espécies da região

17h – Trilha Caminho do Rei conduzida pelo Coletivo TaiáTerra Condução Ambiental Local, com saída da Tenda Literária (12 vagas) – Percurso: 3 km. Nível: fácil. Tempo: 3h

Observação: os condutores recomendam levar na trilha: roupas leves, calça e camisas longas protegem de arranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um, capa para chuva e lanche.

18h – Sarau Musical, com Zeh Rocha e participação de escritores e poetas

19h – Vivência e Roda de Capoeira, com o Grupo Cordão de Ouro

 

12/02 – Domingo

10h – Aprendendo com as Baleias, com o Projeto Baleia Franca (PBF) – A oficina tem por objetivo abordar questões sobre as baleias, educar e conscientizar de forma divertida e interativa, com experiências práticas!

11h – Leitura com Sentidos, com a Rede Leitura Inclusiva SC e Fundação Dorina

12h – Música na Praia, com Gui Heleodoro e Kike Oliveira

14h – Abayomis, encontros preciosos! Criando bonecas de trapinhos, com Karem EthEl Elizeire

15h30 – “Yemanjá: a rainha do mar” – Workshop Dança do Ventre, com Priscila Gonçalves

Observação: recomenda-se vestimenta e pétalas de flores brancas.

16h – Narração de Histórias, com Sergio Carneiro Bello

17h30 – Grupo de Canto com Repertório Popular, regido por Helena Dalbosco

18h30 – Apresentação do Boi de Mamão da Justina

19h30 – Exibição do Documentário “Pesca Artesanal da Tainha de Ibiraquera: a história, o lanço e o futuro”, de Claudio Lima

20h – Maracatu Tamboritá – Tambores da Pedra Branca

 

Colaboração: Nazario & Bortot Comunicação  – Assessoria de Imprensa Sebrae/SC CR Sul/ Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Imbituba

 

  • 9d0d65b724dcd8e59814d5fd71dacdc2
  • f4a0bf456af48494e976624fd868ddc1