Geral

Terceira idade também encontra distração no Facebook

Aos 77 anos, a aposentada Líbera Colossi Borba faz da internet uma companhia

“Eu sou do tempo em que telefone era coisa de rico”, conta dona Líbera. Ela, que era escriturária do Sesi, lembra que quando precisava fazer uma ligação era preciso pedir para a telefônica. O processo demorava três dias. 

Como mora sozinha, começou a sentir-se só. Em 2010 decidiu comprar um computador. “Eu nunca havia chegado perto de um”, brinca. A aposentada então contratou um professor de informática para lhe ensinar. De acordo com matéria do Portal Satc, durante cinco meses, todos os sábados à tarde ela tinha aulas.  “Eu sou muito curiosa. Clicava em tudo e aprendi tudo o que não devia e o que devia”, afirma. Foi dona Líbera quem criou o próprio perfil no Facebook. Hoje ela tem também Twitter, email e Orkut.

“Foi uma forma de reencontrar amigos e encontrar parentes que moram fora e eu não conhecia. Além disso, já fiz muitos amigos virtuais”, pontua. Dona Líbera conta ainda que não gosta da programação da TV e a internet tornou-se sua companhia nos fins de semana e à noite.

Vó de André Gava, jogador do Criciúma, ela se sente orgulhosa do neto e compartilha tudo o que encontra falando dele. Vaidosa, ela adora fotos e, além delas estarem espalhadas pela casa, posta várias no Facebook.

A aposentada diz que os netos já acham normal a avó estar na rede social. “Um dos meus filhos ficou muito contente e até contava para todo mundo”, fala.