Geral

Termina a greve dos servidores municipais em Criciúma

Proposta intermediada pela Justiça, foi aceita pela maioria dos trabalhadores em assembleia na manhã desta terça-feira (06).

Imagem: Comunicação Siserp Criciúma

Terminou agora a pouco a assembleia dos servidores públicos municipais de Criciúma. Depois de duas horas, a maioria decidiu aceitar a proposta da Prefeitura de Criciúma e retomar as atividades no serviço público municipal. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (SISERP), no bairro Pinheirinho.

Em entrevista a Rádio Som Maior, a presidente do sindicato Jucélia Vargas afirma que a decisão não atende todas as reivindicações da categoria. “Não foi aquilo que esperávamos, mas também pensamos na população de Criciúma. Agora, uma comissão será formada com a OAB e o Observatório Social para montar o novo estatuto do servidor de Criciúma. Dentro de 60 dias teremos esta comissão e apresentaremos uma nova proposta dentro de 160 dias”, enaltece Jucélia.

Os servidores estiveram em estado de greve desde o dia 12 de maio. Na semana passada, pararam durante um dia. A greve geral iniciou nesta terça (05) e perdurou um dia após intensa negociação.

“Foram apresentadas seis contrapropostas, sendo a última nesta segunda (05). O governo sempre busca o melhor para a cidade”, comentou o secretário de finanças de Criciúma, Robson Gotuzzo.

A proposta aprovada

Conforme divulgado pela jornalista Karina Manarin, uma reunião de conciliação foi realizada durante a noite de segunda (05) pelo juiz Pedro Aujor Furtado Junior, com a presença de representantes do Sindicato e a Comissão formada pelo prefeito Clésio Salvaro, para negociações. Foram mais de cinco horas de reunião.

Fico decidido o reajuste de 7,64% aos servidores do magistério, 4,57% para os demais, abono de férias e natal de R$ 470,00 para quem tem salário de até R$ 4 mil brutos e proporcional para quem ganha valores diferentes desse.

Também ficou acordado que no local onde os médicos atendem aos servidores, será criado um Posto de Saúde para atendimento à toda a população. Também será compensado o dia de hoje através de banco de horas. Também haverá novamente o desconto em folha para o Sindicato.

Aproximadamente 4,5 mil servidores aguardavam a decisão.

Notícias Relacionadas

Projeto Cidadania Rural chega a Içara nesta quarta-feira

Comin apresenta parecer favorável a projeto que cede imóvel para servidores de Criciúma

O imóvel em questão está localizado no Distrito do Rio Maina. O prédio ficou conhecido pela população por abrigar o Batalhão da Polícia Militar na cidade.

Sindicato pede apoio à Câmara de Vereadores para aprovação de Estatuto dos Servidores em Cocal do Sul

Representante dos trabalhadores usou a tribuna na última sessão legislativa. Na ocasião, vereadores também apresentaram abaixo assinado de moradores para construção de muro de contenção em bairro da cidade.

Prefeitura de Criciúma anuncia recesso de fim de ano dos servidores municipais

Secretários municipais irão organizar escalas de plantão nos setores. Período de recesso será entre os dias 23 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020.