Trânsito

Terraplanagem está 50% pronta para nova ponte de Cabeçuda

Paralelamente, profissionais do consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase atuam na dragagem da lagoa

Os trabalhos avançam a todo o vapor na construção do canteiro de obras do consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase, às margens da SC-436, em Laguna. A terra chega a tremer com o fluxo intenso de máquinas.

A terraplanagem iniciou há cerca de 15 dias. Até agora, cerca de 50% desta fase do serviço está pronta. Com este ritmo, em mais um mês tudo deve estar terminado. “Dos 11 hectares do terreno, um será preservado”, explica o gerente de obras da Carmago Corrêa, Jorge Rodriguez.

Com a terraplanagem pronta, o próximo passo será iniciar a edificação dos prédios. Serão erguidos escritórios, posto de combustíveis, estacionamento, oficinas, toda a estrutura para abrigar os funcionários, além de outros setores importantes para a construção da Ponte de Anita, a nova transposição do Canal de Laranjeiras na BR-101.

Os primeiros materiais para a construção da ponte já começaram a chegar. São os tubos que servirão como sustentação dos pilares da nova estrutura. Eles são fabricados pela Tecmesul, de Tubarão.

Dragagem da lagoa já começou

Em paralelo a montagem do canteiro de obras, o consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase já atua na dragagem da lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. Este trabalho deve durar cerca de sete meses.

Como toda obra de edificação da nova transposição do Canal de Laranjeiras, na BR-101, será feita pela água, sem o aterramento como na ponte atual, os materiais serão levados por balsas até o ponto de construção.

Mas a lâmina d’água é muito rasa, com profundidade média de um metro. As 30 balsas que levarão os materiais, equipamentos e trabalhadores não navegam em águas tão rasas. Daí a necessidade da dragagem.

A remoção de areia do fundo da lagoa será feita em uma extensão de seis quilômetros, com largura de 80 metros a 140 metros. É necessário retirar, no mínimo, seis mil metros cúbicos de material.

A construção da ponte, propriamente dita, somente poderá começar após este serviço. A dragagem deverá levar cerca de sete meses para terminar. Com isso, o início dos trabalhos não deve ocorrer antes de dezembro deste ou janeiro de 2013.

A terceira maior travessia brasileira

A ponte Anita Garibaldi, em Laguna, após concluída, será a terceira maior do Brasil. Conforme o contrato, a passagem sobre a Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, na comunidade de Cabeçuda, deverá estar concluída em dois anos e meio. O cumprimento deste prazo, contudo, está atrelado às condições climáticas.

Sítio arqueológico

Durante a execução dos trabalhos de abertura do canteiro de obras do consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase, um sítio arqueológico foi encontrado. Nele, haviam pedaços de cerâmica, que se estima serem dos índios guaranis. Arqueólogos atuam na identificação do material encontrado. Todo o espaço já foi demarcado e assim que o serviço de salvamento terminar, a área será liberada.
 

Notisul