
Foto: Pivox
Atentados terroristas infelizmente são situações cada vez mais comuns no mundo contemporâneo. Pessoas ou grupos mal-intencionadas, com o intuito de tirar a vida de várias pessoas, avançam com carros, explodem bombas ou até realizam tiroteios contra cidadãos inocentes e sem nenhuma ligação com o fato. No dia 17 de fevereiro de 2016, aconteceu mais um caso de terrorismo, dessa vez na cidade de Ancara, na Turquia. Confira abaixo:
Era mais um dia normal na cidade de Ancara, na Turquia, até que, em um instante, o clima de paz se tornou um terror quando um carro-bomba explodiu na região central da cidade, causando destruição e mortes ao seu redor. Segundo informações, o ataque aconteceu na tarde daquele dia, por volta das 18h31min, quando o carro explodiu perto de um comboio que transportava soldados turcos nas proximidades do Parlamento Turco. Na ocasião, 28 pessoas morreram e 61 ficaram feridas.
As investigações iniciais indicavam que os responsáveis pelo acontecimento eram militantes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização política instalada na Turquia. Entretanto, não foi descartada a possibilidade do Estado Islâmico ser o responsável pelo ataque. No entanto, algum tempo depois, o incidente foi atribuído ao grupo Falcões da Liberdade do Curdistão, uma ramificação do PKK.
Após o ataque, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lançou um comunicado informando que o país continuaria lutando contra essas pessoas que realizam ataques terroristas sem se importar com as vidas inocentes que tiram. Ahmet Davutoglu, primeiro-ministro da Turquia, tinha uma viagem marcada naquele dia para a Bélgica, porém cancelou e permaneceu no país. Já o líder do partido Justiça e Desenvolvimento, Ömer Çelik, chamou o fato de um “horrendo ato de terrorismo”.
Fontes consultadas:
WIKIPÉDIA. Atentado em Ancara em 2016. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_em_Ancara_em_2016 Acesso em 17 fev. 2025
Curdos assumem a responsabilidade por ataque na Turquia. Folha Vitória. 17 mar. 2025, às 07h:01min. Disponível em https://www.folhavitoria.com.br/geral/curdos-assumem-responsabilidade-por-ataque-na-turquia/ Acesso em 17 fev. 2025