
Foto: Notícias Oresund/wiki commons
No dia 3 de julho de 2022, um evento trágico abalou a capital da Dinamarca, Copenhague. Um ataque armado, perpetrado por um homem com possível histórico de transtornos mentais, resultou na morte de três pessoas e deixou outras feridas.
Era um domingo aparentemente comum na cidade. Pessoas circulavam tranquilamente quando, de repente, a calmaria deu lugar ao terror no shopping Field’s. Um homem de 22 anos entrou no local e começou a disparar contra quem estivesse por perto. Os tiros atingiram diversas vítimas, provocando a morte de três pessoas e ferindo outras quatro. Imediatamente, as vias próximas foram bloqueadas pela polícia para facilitar a localização do autor do crime.
As vítimas fatais eram dois adolescentes dinamarqueses, um menino e uma menina de 17 anos, além de um homem russo de 47 anos. Os feridos incluíam duas pessoas da Dinamarca e duas da Suécia, que foram levadas para hospitais na região do shopping. De acordo com a polícia, o autor do ataque agiu sozinho e tinha antecedentes relacionados à saúde mental.
Naquela mesma noite, o cantor britânico Harry Styles faria um show na cidade, a cerca de 1,6 km do local da tragédia. Em respeito às vítimas, o artista cancelou a apresentação e comunicou em seu Snapchat que ele e sua equipe estavam “rezando pelas vítimas do atentado”. A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, declarou: “É incompreensível. De partir o coração. Sem sentido. Nossa bela e geralmente tão segura capital foi alterada em uma fração de segundo”. O príncipe herdeiro Frederick X também se solidarizou com as famílias das vítimas, enviando suas condolências.
Fontes consultadas:
WIKIPÉDIA. Massacre em shopping de Copenhague em 2022. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_em_shopping_de_Copenhague_em_2022 Acesso em 03 jul. 2025
Atirador que deixou mortos em shopping na Dinamarca provavelmente agiu sozinho, diz polícia. G1. 04 jul. 2025, às 04h:52min. Disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/04/atirador-que-deixou-mortos-em-shopping-na-dinamarca-provavelmente-agiu-sozinho-diz-policia.ghtml Acesso em 03 jul. 2025