Esporte

Tigre alerta garotos para boa alimentação

A atenção com os atletas vem desde as categorias de base no Criciúma. Para prepara-los para o futuro e ter uma carreira vitoriosa, os cuidados ocorrem desde cedo. Na tarde desta quinta-feira (11/04), os garotos dos times infantil, juvenil e júnior participaram de uma palestra sobre boa alimentação.

A nutricionista do clube, Camila Mazetto, conversou com os jogadores e deu dicas de como se alimentar bem. “Todos os atletas possuem atendimento individual de instrução. Queremos mostrar para eles que uma boa alimentação é tão importante quanto à dedicação deles dentro das quatro linhas”, analisa a nutricionista do Tigre.

Um dos problemas detectados por Camila é quanto aos mitos da alimentação. “Os jogadores chegam com diversas teorias equivocadas. Por exemplo, alguns citam que a alimentação deles nunca interferiu no futebol, ou então de que ingerir líquidos durante as atividades deixa o atleta mais pesado. São informações erradas e tentamos tirar isso da mente deles”, conta Camila.

Segundo a nutricionista do Criciúma, uma boa alimentação serve de combustível e recuperação, além de manter o peso e a composição corporal. A ingestão de líquido antes, durante e depois das atividades físicas, evita problemas como câimbras, fadigas e até mesmo dores de cabeça. Outro ponto importante destacado na palestra é a necessidade de cinco a seis refeições diárias, para que os atletas alcancem as recomendações de nutrientes.

Suplementos

Um assunto que sempre gera dúvidas entre os atletas é quanto aos suplementos. “Para muitos que não tem informação, o suplemento engorda os jogadores. Isso não é verdade. O suplemento tem a missão de suprir as deficiências dos atletas. Com a devida orientação, cada um deve utilizar a específica de sua necessidade”, completa Camila.

Colaboração: Fernando Ribeiro