Esporte

Tigre ganha certificação de clube formador

Certificação dada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai permitir que os atletas a partir dos 14 anos tenham um vínculo formal com o clube

Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma E.C.

Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma E.C.

Depois de vencer a categoria Sub-13 Copa Cidade Verde, em Três Coroas (RS), e ficar em segundo lugar na Copa Internacional de Santiago Sub-17, o Criciúma garantiu mais uma importante vitória. Dessa vez foi fora das quatro linhas. O departamento de base do Tigre obteve a certificação de clube formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Agora, os atletas a partir dos 14 anos ganham um vínculo formal com o clube. Nenhum jogador poderá deixar o Criciúma sem que ocorra uma autorização. Para conseguir levar um garoto, o Tigre será indenizado em até 200 vezes o valor investido desde a chegada até a saída do atleta na base criciumense.

A validade da certificação é de um ano e para renová-lo o time passa por uma minuciosa avaliação. O departamento jurídico com o Criciúma está em fase final na coleta de dados para a elaboração do contrato para o certificado entrar efetivamente em vigor com os atletas.

Para conseguir virar um clube formar, veio a Criciúma em setembro Túlio Portnoi Filho, que faz parte do departamento administrativo da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Ele conheceu toda a estrutura e aprovou a indicação do clube. “Com essa certificação ficamos protegidos. Para levar o clube obrigatoriamente terá que ser indenizado”, aponta o gerente das categorias de base, Joni Márcio.

Fernando Ribeiro/Criciúma E.C.