Esporte

Tigre: Vaga na Copa do Brasil será definida no dia 11

Data para o sorteio entre Criciúma e Guarani é confirmada pela CBF e definirá os rumos da equipe no começo da temporada. Clube não deve entrar na justiça, caso seja derrotado

Foto: Celso da Luz/ Assessoria de imprensa Criciúma E.C.

A primeira decisão do Criciúma, na temporada 2023, já tem data para acontecer: 11 de janeiro. E será fora de campo. Na próxima quarta-feira, a CBF fará o sorteio, entre Tigre e Guarani, para saber quem estará na Copa do Brasil deste ano. Será o final de um imbróglio que começou ainda no final de 2022, quando a CBF divulgou o Ranking Nacional de Clubes (RNC) com um inédito empate entre as equipes. De acordo com a entidade, não há um critério de desempate, então, a vaga será definida nas “bolinhas”.

Mesmo se pronunciando oficialmente e questionando a decisão da CBF, nem Criciúma ou Guarani entrará na justiça contra o resultado. A não participação na competição pode prejudicar o orçamento do Criciúma para contratações. “Copa do Brasil é a competição mais rentável do Brasil. Eu acho que qualquer agremiação conta com esse recurso. Claro que a gente procura se informar ao máximo e a CBF já se posicionou. A gente vai deixar as coisas serem tratadas e esperamos que seja feita a justiça e nós possamos estar na Copa do Brasil deste ano”, explicou o Gerente de Futebol do Criciúma, Alex Brasil, em entrevista coletiva, ontem à tarde na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, no estádio Heriberto Hülse.

Mesmo sem a definição sobre a participação no torneio nacional, o dirigente afirma que o Criciúma segue em busca de reforços, mas não garante quantos atletas ainda chegarão ao clube. “A gente não fala em números, mas, sim, em oportunidades. Como eu sempre digo, o Criciúma está sempre aberto a grandes jogadores. A gente está no mercado e acreditamos que até o início do Catarinense poderemos ter alguns reforços. Nada fugindo muito do que tem sido feito”, diz.

Alex faz questão de reforçar a importância do trabalho realizado pelo antigo Executivo do clube, Juliano Camargo. “É uma manutenção fundamental e isso foi feito pelo meu antecessor. A gente vai dar sequência nesse trabalho, mas a gente está atento ao mercado e esperando oportunidades. Claro que todo jogador é super bem-vindo aqui”, comenta. “A torcida pode esperar que vamos trabalhar até o término da janela de transferências. Estamos no mercado trabalhando. Claro que, para reforçar a equipe com bons e grandes jogadores, não vamos medir esforços e essa é uma conversa que temos internamente”, completa.

Segue a espera pelo anúncio de Éder

O atacante Éder deve ser anunciado pelo Criciúma em breve. A negociação está sendo gerenciada pelo presidente do clube, Vilmar Guedes, e pode ter um desfecho feliz para a torcida carvoeira nas próximas horas. Restam pequenos detalhes para a chegada do jogador. “A forma que o presidente falou, vem sendo tratada diretamente com ele. E muito bem tratada. Esperamos que o final seja feliz”, se limitou a responder Alex Brasil.

Júlio César será anunciado na semana que vem

Embora já esteja treinando com o elenco carvoeiro – e sendo titular dos times montados por Cláudio Tencati – o atacante Júlio César ainda não foi anunciado oficialmente pelo Criciúma. Isso deve acontecer na semana que vem, já que a janela de transferências abre, oficialmente, no dia 10. “O Júlio está em trâmite de rescisão de contrato com a equipe anterior (Guarani de Campinas). Assim que assinar os documentos e for publicado, a gente vai anunciar. A janela de transferências abre no dia 10 e, por esse motivo, só vamos oficializar qualquer atleta, a partir do momento que estiver tudo ok”, pontua.

Via TNSul