Geral

Tilápia Fest será regada a pratos saborosos, muita alegria, atrações e oportunidades

Foto: Bertoldo Kirchner Weber

Foto: Bertoldo Kirchner Weber

Saborosos pratos à base de tilápia e uma vitrine para mostrar às pessoas que utilizar o peixe no cardápio alimentar da família pode fazer a grande diferença para uma vida mais saudável, diante da riqueza em nutrientes. Esse é o principal objetivo da Tilápia Fest que este ano acontecerá no dia 31 de maio, a partir das 10h30min, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Ludgero.

O Coordenador do Núcleo de Piscicultores de São Ludgero, Silvio Pickler, entidade responsável pela organização, conta na entrevista abaixo, um pouco mais sobre o evento, seu crescimento em número de participantes e quais as novidades para a 6ª edição. Acompanhe:

Como surgiu a ideia de realizar um evento que servisse pratos a base de tilápia?

Silvio – Surgiu da necessidade de as pessoas conhecerem que o peixe não se come somente frito e sim em pratos bem elaborados. Além disso, que consumir tilápia faz muito bem para a saúde diante de seus nutrientes. Foi uma forma que pensamos para incentivar o consumo.

Quando foi realizada a primeira edição, local, qual era a estrutura e público que prestigiou?

Silvio – Em 2010, no Salão Paroquial de São Ludgero e na estrutura antiga. O evento teve a participação de 450 pessoas.

Até o momento as expectativas do Núcleo foram superadas em relação ao número de participantes?

Silvio – Podemos dizer que sim. Em média o aumento de público foi em torno de 20% a cada edição. Existe um esforço conjunto para atender cada vez melhor todas as pessoas.

Qual a produção de tilápia de São Ludgero e quantidade de produtores?

Silvio – A produção é em torno de 250 toneladas ano e estima-se que tenha 30 produtores no município.

É viável investir na produção de peixe? Qual a expectativa de futuro?

Silvio – É viável desde que seja uma piscicultura profissional, aplicando as técnicas existentes para produção. São boas as expectativas para o futuro, inclusive, de um aumento no consumo. A própria Tilápia Fest existe para mostrar para as pessoas sobre como o peixe é saudável e que o preparo vai além do tradicional peixe frito.

Como será a Tilápia Fest este ano? Muitas novidades?

Silvio – Será um evento com certeza repetindo o sucesso das edições anteriores. Pratos bem elaborados, a tradicional caipirinha, isca de filé de tilápia, peixe assado, lasanha de tilápia, filé de tilápia ao molho, risoto de filé de tilápia etc…, tudo acompanhando de diversos tipos de salada. Em relação as novidades, além dos pratos, este ano ao comprar o ingresso a pessoa irá receber no dia do evento um prato personalizado. Além disso, a estrutura física será aumentada com tendas na parte externa do salão e haverá exposições.

Qual o valor do ingresso e quais os locais que as pessoas podem encontrar? Expectativa de público?

Silvio – O valor do ingresso será de R$ 30,00 antecipado e R$ 35,00 no dia do evento. Poderão ser adquiridos na Feira do Produto Colonial, Casa Jeovane, Tigre Center, Posto Dona Ana, São Paulo Magazine e com os integrantes do Núcleo. Em Braço do Norte, no Sicoob/Credivale. Expectativa é que este ano o número de participantes possa chegar a 2,5 mil pessoas.

Quem realiza o evento é somente os produtores ligado ao Núcleo de Piscicultores?

Silvio – A realização do evento é do Núcleo de Piscicultores, mas contamos com a colaboração de vários voluntários do município.

A Tilápia Fest já está consolidada?

Silvio – Sim. Em sua sexta edição a Tilápia Fest já faz parte do calendário de eventos do município, tornando-se a cada ano mais tradicional. O evento tem como objetivo principal incentivar o consumo da tilápia, peixe de água doce bastante cultivado em São Ludgero e região. Ele envolve tanto a comunidade, quanto visitantes de outros municípios. É um encontro de famílias, de pessoas que gostam do peixe e de pessoas que buscam novidades na culinária.

Algum agradecimento especial?

Silvio – Um agradecimento especial aos patrocinadores e apoiadores que acreditaram no sucesso de mais uma edição. Importante mencionar ainda que o evento acontece graças ao empenho de toda uma equipe e a parceria da Epagri na organização. Em nome dos 15 integrantes do Núcleo é preciso agradecer as pessoas que já prestigiaram a Tilápia Fest e de forma antecipada aquelas que comparecerão este ano.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber