Poderes Municipais

Câmara de Vereadores de Cocal do Sul recebe o título “Amigo do Escoteiro”

Homenagem fez parte da sessão legislativa desta terça (11), que contou ainda com aprovação do projeto do Orçamento Impositivo e indicações em educação, saúde e infraestrutura da cidade.

Fotos: Adriano Ghellere – Sul in Foco

Os vereadores da Câmara de Cocal do Sul foram surpreendidos na sessão legilstiva da noite desta terça-feira (11), com o recebimento do título “Amigo do Escoteiro” . A honraria foi entregue aos nove integrantes do Poder Legislativo pelo 79° Grupo Escoteiros Cocal do Sul.

Fotos: Adriano Ghellere – Sul in Foco

“Viemos pedir aos vereadores que nos desculpem pela ausência de frases ou palavras bonitas. Estamos aqui para agradecer esta casa pelo apoio cedido aos escoteiros, seja em pedidos simples ou algo maior”, afirmou a integrante do grupo de escoteiros, Cibele Rodrigues, ao usar a tribuna livre.

Em seguida, os vereadores receberam a honraria junto aos escoteiros presentes. “Foi uma grande surpresa. É tão importante o reconhecimento e estamos agradecidos. Sempre que precisarem, contem conosco. Vocês nos orgulham pelo trabalho social realizado”, enfatizou a presidente do Legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB).

Os vereadores aprovaram recentemente a doação de um terreno para a instalação do grupo e, que receberá futuramente, a construção da sede própria. “Em breve essa construção vai sair. Inclusive conversamos com a Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundac para ver a possibilidade da doação de árvores para este novo espaço. Parabéns a todos”, destacou o vereador Richardson Vieira (PDT).

Os demais vereadores também agradeceram a homenagem e destacaram a importância das atividades do grupo para a cidade.

Fotos: Adriano Ghellere – Sul in Foco

Ainda durante a sessão, houve aprovação (primeira votação) do Projeto de Lei que autoriza a destinação de recursos públicos para entidades na cidade através do Orçamento Impositivo. Indicações na saúde, educação e infraestrutura também tiveram destaque por parte dos vereadores durante a sessão.

Próteses dentárias em breve para a população

A vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP) informou a novidade durante o uso da tribuna livre. “Quero parabenizar a Secretaria da Saúde pela conquista. Cocal é um dos poucos municípios credenciados a receber recursos neste segmento pelo Governo Federal. É mais um procedimento odontológico ofertado à população através da saúde pública. A adesão aconteceu em 2015 e somente agora em 2018 foi aprovado. Dentro de alguns meses, o serviço deve ser oferecido à população”, destacou a vereadora, que também atua como dentista na rede de saúde do município.

Orçamento Impositivo é aprovado em primeira votação

O vereador Érik Pereira Zeferino (PC do B) comemorou e agradeceu os vereadores, pela aprovação do Projeto Emenda à Lei Orgânica que passou pela primeira votação na Câmara. Se aprovada e sancionada, o PE possibilitará que os vereadores tenham autonomia na destinação de até R$ 600 mil por ano (1,2% da receita anual) às entidades, sendo que 50% deste valor obrigatoriamente será repassado para a saúde. A iniciativa do projeto partiu de todos os vereadores.

Fotos: Adriano Ghellere – Sul in Foco

“É mais uma ajuda para que os vereadores possam destinar os recursos onde achem necessário. Associações de moradores e demais entidades que poderão ser beneficiadas. Ficamos contentes e vamos conseguir fazer algo a mais para a cidade. Esses valores serão muito bem-vindos para a saúde, em especial”, destacou Erik.

“Agradecer a todos os vereadores que colocaram o seu nome no projeto. Vai ajudar algumas entidades. No próximo ano, devemos decidir qual delas será beneficiada e assim por diante. Muitas vezes os representantes vêm pedir ajuda aos vereadores. Na semana passada, o time de futebol feminino veio pedir a contribuição. Neste caso, é um deles que poderia ser beneficiado”, completou o vereador Adriano Possamai Della (PSDB).

O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Manutenção de veículos da prefeitura é questionada

O vereador Erik também requereu informações sobre as manutenções dos veículos do Governo Municipal. “Recebi denúncias que não são realizadas as manutenções dos carros, caminhões e demais veículos da frota municipal, por isso quero este documento. Será que são recolocadas peças de boa qualidade? Quero informações. O check-list tem que ser feito diariamente para que o próximo motorista assuma o veículo sabendo da real situação do mesmo”, destacou Erik.

Apoio no atendimento nas Unidades de Saúde

A vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP) apresentou indicação sugerindo a contratação de mais três técnicas de enfermagem para as Unidades de Saúde nos bairros Horizonte, Centro e Guanabara.”Alguns profissionais destas unidades me procuraram em função da necessidade das técnicas. São seis unidades na cidade, sendo que em três delas possuem duas técnicas de enfermagem. Nas demais, existe apenas uma em cada postinho. Assim, possibilitaria um atendimento mais humanizado aos pacientes atendidos “, enfatizou.

Construção de calçadas e responsabilização do Governo Municipal

O vereador Marcel Freitas (PSDB) apresentou duas indicações relacionadas à acessibilidade e infraestrutura da cidade. Na primeira, a construção de calçadas na Rua São Jorge, entre os bairros Cristo Rei e Jardim Itália. “Em frente a academia, se vocês olharem o movimento intenso de veículos coloca em risco a vida das crianças que trafegam por ali, principalmente após saírem da escola. É preocupante”, citou.

“Temos obrigação do pagamento de impostos e o Governo Municipal, de manter os serviços básicos e a manutenção das vias públicas para a população. Se cobrar judicialmente em casos de acidentes, vai melhorar e muito”, cita Marcel, se referindo à indicação que sugere indenização de vítimas de acidente de trânsito em função da má conservação de vias da cidade.

Revitalização sugerida

Para finalizar a sessão, o vereador Erik voltou a sugerir a revitalização completa das Ruas Bella Vista e Novo Hamburgo no bairro Jardim Elizabeth. “São ruas bastante deterioradas e precisam de uma uma revitalização completa. Agora que tem a usina de asfalto à disposição dos municípios, que o Governo Municipal também revitalize estas ruas”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.