Geral

Toninhas são encontradas mortas na Praia do Sol em Laguna

Animais estavam enterrados na areia, projeto acredita que elas tenham sido capturadas acidentalmente em rede de pesca.

Divulgação

Toninhas foram encontradas mortas na Praia do Sol, em Laguna, na tarde desta quarta-feira (9). Os cinco animais estavam enterrados na areia. Uma das toninhas estava grávida, informou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A equipe foi avisada por volta das 13h20. Segundo o projeto, as toninhas, da espécie Pontoporia blainvillei, provavelmente foram capturadas acidentalmente em um rede de arrasto.

Os animais foram levados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. Nesse local, será feito exame cadavérico para tentar descobrir com precisão as causas das mortes.

Segundo o projeto, a toninha é um tipo de golfinho, o menor das espécies de cetáceos. A pesca acidental é uma das principais ameaças aos animais marinhos, mesmo que não sejam o alvo da pescaria. Ao se enrolarem em uma rede, as toninhas não conseguem respirar e morrem afogadas.

O projeto orienta que, caso a pessoa encontre um animal marinho, vivo ou morto, entre em contato com a equipe pelo telefone 0800 642 3341.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Suspeitos de cometerem crimes em Laguna são detidos pela Polícia Civil, na Praia do Sol

Os procedimentos policiais quanto ao crime de roubo ainda prosseguirão a fim de apurar o envolvimento de outros indivíduos.

Tartarugas aparecem mortas na Praia do Sol em Laguna

Conhecidas como tartarugas-verdes, os animais estão ameaçados de extinção.

Boto é encontrado morto na Praia do Sol em Laguna

Animal marinho é o sexto da espécie Tursiops truncatus encontrado morto nos primeiros cinco meses do ano.

Tartarugas mortas são encontradas esta manhã no Rincão

. “São duas tartarugas enormes. Uma delas tem de 1 metro a 1,2 metro”, detalhou Vagner dos Santos.