Poder Legislativo

Toninho Nunes se despede do Legislativo com aprovação de sete projetos

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

O suplente de vereador do PSDB, Antonio Nunes, que ocupa momentaneamente uma cadeira na Câmara Municipal de Lauro Müller, no lugar de José Antonio De Bettio, que está de licença médica até o dia 3 de julho, participou de sua última Sessão Ordinária na noite desta segunda-feira (22).

Na sua rápida passagem pelo Legislativo da cidade, Toninho Nunes, conseguiu um feito histórico e que ficará para sempre nos registros oficiais da Câmara. Ele apresentou sete projetos de leis, todos voltados para o bem comum da população lauromüllense. Quatro deles foram aprovados na reunião desta segunda e os outros três, na sessão da semana passada, dia 15.

Um dos projetos aprovados nesta segunda institui o mês de prevenção ao câncer de mama ‘outubro rosa’ no município de Lauro Müller. A campanha mundial de prevenção ao Câncer de Mama intitulada “Outubro Rosa”, terá como dia “D” o segundo sábado de outubro, devendo todos os órgãos públicos desenvolver ações de conscientização para prevenção da doença, no mínimo entre sua própria equipe, ao longo do mês de outubro.

Para o autor do projeto, notadamente aos poucos a adesão vai se ampliando, com uma maior conscientização de todos com relação ao grande objetivo da campanha que é chamar a atenção da população sobre a necessidade e importância da detecção precoce do câncer de mama e do colo uterino. “Este é um dos movimentos mais importantes que vi surgir em favor das mulheres. Por meio dele está sendo difundida a informação sobre a relevância de se fazer os exames como a mamografia e a ultrassonografia, que são extremamente importantes e necessários para a saúde das mulheres. Nossa proposta vem de encontro ao movimento que é mundial e nasceu com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo uterino”, destaca Nunes.

Sobre o projeto que cria programa de fisioterapia para os idosos, Antonio Nunes ressalta que a iniciativa surgiu com base no aumento da expectativa de vida e consequente aumento da população idosa no município. “Com isso, ocorreu também o crescimento dos tratamentos e cuidados da saúde desta população. A fisioterapia para idosos tem como objetivo a manutenção, prevenção e recuperação das mudanças fisiológicas e biomecânicas ocorridas pelo processo de envelhecimento, como a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, a perda da força muscular, da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio e da mobilidade articular, dentre outros processos”, explica.

O programa deverá ser executado nos Centros de Convivência para Idosos e em domicilio, sendo ministrados cursos de conscientização do paciente e dos familiares, acerca das limitações impostas pelo envelhecimento, permitido assim melhor qualidade de vida à terceira idade, bem como treinamento de cuidadores. Terão a inscrição prioritária no programa, idosos com 60 anos ou mais.

Ainda pensando na saúde das pessoas que entram para a terceira idade, Antonio Nunes elaborou projeto de lei que institui a Semana de Orientação, Prevenção e Controle da Osteoporose. “Nossa iniciativa tem o intuito de estabelecer um marco para a abordagem da doença, na qual será ressaltada a importância do diagnóstico precoce, quais seus sintomas, formas de tratamento e de prevenção, bem como a forma de convivência com os seus portadores e, ainda, a divulgação das políticas públicas desenvolvidas no decorrer do ano sobre o assunto”, pontua o vereador, enfatizando que as estatísticas oficiais mostram que depois dos 50 anos de idade, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens apresentarão uma fratura relacionada à osteoporose.

As ações de orientação, prevenção e controle da osteoporose deverão ocorrer na semana que compreende o dia 27 de setembro – Dia Internacional do Idoso.

Outro projeto de autoria do vereador tucano, contempla a área de lazer. A matéria institui o projeto ruas de cultura, esporte e lazer no município de Lauro Müller. A proposição pretende envolver as pessoas, no sentido de preencher o tempo livre com prazer e alegria e, de modo voluntário, aperfeiçoar a capacidade de organização e mobilização das comunidades locais.

O projeto tem o objetivo de selecionar vias públicas e destiná-las às atividades culturais, esportivas, de entretenimento e de informação à população local, nos fins de semana e feriados. “A ideia básica é levar uma opção de lazer para os bairros que não têm praça ou parquinho instalados, proporcionando às crianças e adolescentes a prática de atividades ao ar livre”, ressalta Antonio Nunes.