Política

Tonton deixa o PDT e ingressa no PSB

Foto: Jornal Hoje/Divulgação

Foto: Jornal Hoje/Divulgação

O professor Antônio João Tavares, o Tonton, é o mais novo membro do PSB (Partido Social Brasileiro). Sua filiação foi a convite do deputado federal licenciado, Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e novo presidente estadual do partido, Paulo Bornhausen.

A cerimônia de homologação foi realizada no último dia 30 de agosto, na ACM (Associação Catarinense de Medicina), em Florianópolis e contou com a participação, não só de Bornhausen, mas de Eduardo Campos, presidente nacional do partido e governador de Pernambuco.

O ingresso no PSB significa que o professor chega a seu terceiro partido. Antes disso, ele esteve filiado ao PFL (Partido da Frente Liberal), hoje conhecido como Democratas, e ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), no qual era presidente municipal em Orleans.

Sobre a troca de partidos, Tonton não se estendeu, mas esclareceu a situação. “Não tenho nada contra quem está lá. Não fui expulso do partido, apenas pedi para sair. Também deixei a sigla na hora certa, porque, segundo a lei, teria de trocar de partido um ano antes da eleição para poder concorrer. Saí do PDT no dia 27 de agosto sendo que teria até o final de setembro para fazer essa mudança”.

O professor pretende voltar a concorrer a deputado federal em 2014. Em 2010, pelo PDT, Tonton competiu ao mesmo cargo, porém, com 5.454 votos, não foi eleito. O alento foi a quantidade de votos que recebeu em Orleans: 1.306, terceiro mais votado na cidade, atrás apenas de Romanna Remor (3.429 votos) e Ronaldo Benedet (2.703).

Uma de suas principais ideias no PSB é apresentar a democracia para a juventude. “Pretendo fazer a democratização das instituições e trazer os jovens juntos nessa ideia, já que o grito de independência deles é muito importante. Eles têm de participar das ações da sociedade e na democratização”.

Colaboração: Eduardo Madeira/Jornal Hoje