Segurança

Trabalhadores são resgatados em situação de escravidão no Oeste de SC

Polícia Civil recebeu a denúncia de duas vítimas que conseguiram fugir do local

Divulgaação

Treze trabalhadores eram mantidos em situação semelhante à escravidão em uma plantação de cebola, na região do aeroporto de Caçador, no Meio Oeste de Santa Catarina. Entre eles estavam dois adolescentes, uma delas grávida. A informação foi divulgada pela PC (Polícia Civil) de Caçador.

De acordo com os policiais, eles receberam a denúncia de duas vítimas que fugiram do local, durante a tarde de sexta-feira (28). Após ouvirem os relatos, eles se deslocaram até a área e constataram as péssimas condições do espaço, incluindo, questões sanitárias, de insalubridade, poucos alimentos e apenas um banheiro para todos os trabalhadores.

“Eles relataram que vieram de diversos Estados do país e que iriam trabalhar na colheita de cebola com a promessa de ganhar por produção. Além disso, teriam comida e alojamento sem custos adicionais. Porém, quando chegaram, passaram a ser cobrados pela alimentação e moradia, e por fim, estavam ganhando a metade do previsto”, explicou o delegado responsável, Renan Balbino Silva Araujo.

Foi constatado também que as pessoas eram submetidas a uma jornada exaustiva, “já que trabalhavam cerca de 11h diárias”, afirmou Araujo.

Por fim, os policiais deram voz de prisão em flagrante ao contratante, um empresário do ramo de cebola. Todos foram conduzidos para a Delegacia e ouvidos.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Rodovias de SC têm pontos de lentidão nesta Quinta-feira Santa

Há congestionamentos em diferentes locais da BR-101, que liga as principais cidades do Litoral do Estado

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

UniSatc promove bate-papo sobre cyberbullying e fake news

Tema foi abordado com acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Jornalismo