Educação

Trabalho interdisciplinar da Escola Samuel Sandrini visa sensibilizar alunos e comunidade

O projeto tem apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - Samae

A Escola de Educação Básica Samuel Sandrini está realizando um trabalho interdisciplinar, abrangendo todo o ensino fundamental e médio, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. O projeto tem como objetivo sensibilizar tanto as crianças quanto a comunidade sobre a importância da preservação da água.

A ação iniciou com os conteúdos transmitidos em sala de aula sobre os diversos aspectos envolvendo a água. A partir disso, os alunos produziram trabalhos a respeito do tema, que estão expostos nos corredores da escola.

"Nós queremos atuar principalmente na mudança de comportamento, estimulando a reutilização dos resíduos, o reaproveitamento da água da chuva, o reuso da água da máquina de lavar, lavar o carro com balde ao invés de mangueira e entre outras atitudes para preservar a água", explicou a pedagoga Cristina de Lima.

Projeto se estende à comunidade

Um pedágio educativo será realizado na sexta-feira (20), em dois horários. O primeiro, das 8h às 11h, será na Praça Celso Ramos. À tarde, das 14h às 16h, os alunos e professores estarão no Pórtico. O intuito é que os ensinamentos sejam transmitidos também à comunidade.

Para isso, será entregue um informativo em formato de gotas, preparado pelos próprios alunos. Quem recebê-los ficará encarregado de repassar, com o intuito de alcançar o máximo de pessoas possíveis. Neles, contêm frases sensibilizando a respeito da importância da preservação da água. No dia, haverá também apresentação de uma paródia da música Asa Branca, escrita pelos alunos do ensino médio.

"Com isso, pretendemos sensibilizar a comunidade para a utilização consciente da água potável, juntamente com a preservação do meio ambiente", explicou Cristina. "Nós queremos sensibilizar as pessoas a respeito do tema para que, dessa forma, eles se conscientizem", completou a professora de ciências e biologia Négila Pereira Alves.

Projeto tem apoio do Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae é apoiador do projeto. No dia, serão disponibilizadas mudas de árvores frutíferas e nativas para distribuição. Além disso, frases escritas por alunos e pelos pais, em um dever de casa, serão impressas nas faturas de água.

A parceria não para por aí. O Samae irá promover um ciclo de palestras para os alunos e eles terão a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Água – ETA e a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.

Também será disponibilizada uma área degradada para que a escola fique responsável. "Iremos trabalhar com os estudantes para ver quais tipos de ações podem ser tomadas e iremos acompanhar todo o processo de recuperação", disse Cristina.

[soliloquy id=”115427″]