Geral

Trabalhos de conservação na BR-101 Sul exigem atenção dos motoristas

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O DNIT/SC pede aos motoristas que redobrem os cuidados ao trafegarem entre o Km 350 e o Km 358, em Sangão, Santa Catarina. No segmento, há trabalhadores realizando serviços de roçadas nos bordos de pista e no canteiro central da rodovia federal.

Os serviços de roçadas eliminam a vegetação, proporcionando aumento da segurança para o usuário e pedestres, pois a sinalização vertical (placas) torna-se mais visível. Com a movimentação de equipamentos e trabalhadores sobre a pista e bordos, os motoristas devem aumentar os cuidados tanto nas faixas de trânsito rápido, quanto nas vias laterais. As operações de conservação e roçadas são rotineiras, e, mesmo durante períodos de maior movimento de tráfego, como na temporada de verão, as equipes atuaram em regime especial também para a manutenção do pavimento asfáltico.

Todos os locais com serviços de conservação estão sinalizados e identificados, devendo os motoristas reduzirem a velocidade. Há sinalização provisória de obras, sempre disposta anteriormente à frente de atividades.

Cuidados também no Extremo-Sul – Trabalhos de recomposição asfáltica, entre Araranguá e Sombrio, e de conservação entre Santa Rosa do Sul e Passo de Torres, requerem cuidados redobrados dos motoristas em trânsito pela BR-101 Sul. O DNIT finalizou, em 20 de março, a primeira etapa de aplicação do microrrevestimento asfáltico entre o Km 409 e o Km 437. A recomposição asfáltica foi realizada na pista de sentido Norte – Sul no início do elevado do Contorno de Araranguá até a ponte do Rio da Laje.

Há trabalhos, ainda, para a conservação de pista entre Sombrio e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. No segmento, vassouras mecânicas atreladas a tratores fazem o serviço de limpeza da vegetação sobre a pista. As roçadas seguem em ritmo normal, com equipes distribuídas nos taludes, bordos e canteiro central.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC