Geral

Trabalhos desenvolvidos em oficinas culturais serão apresentados em evento da ALBSC Treze de Maio

Além dos trabalhos feitos pelos estudantes que participaram das oficinas, a Academia de Letras apresentará o nome escolhido como patrono da entidade.

Divulgação

Desde o início deste ano a Academia de Letras do Brasil Santa Catarina Seccional Treze de Maio (ALBSC –TM) iniciou o projeto “em cada canto, um encanto”. A ação incentiva o resgate da memória da cidade por meio de vertentes como a fotografia, pintura, literatura, artesanato e a música.

Os estudantes da E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters participaram desde o mês de março de oficinas recreativas com profissionais voluntários que compartilharam suas experiências e mostraram técnicas em suas áreas. O resultado dos trabalhos elaborados pelos próprios alunos nestas oficinas será apresentado no próximo dia 25 de outubro, no encerramento do projeto, às 19h, no auditório do salão de festas Irineu Bornhausen, no módulo esportivo.

A presidente da entidade Lysiê Santos, conta que o objetivo do projeto era fomentar a arte, a cultura e o resgate das memórias de Treze de Maio, além de valorizar e preservar o patrimônio cultural material e imaterial, através de ações culturais que envolvam atividades com os alunos. “Através das oficinas, os estudantes puderam expressar a arte e a cultura local e convidamos a todos para participar desta mostra que reunirá grandes talentos do município.”

Divulgação

Concurso Fotográfico

Junto ao projeto cultural, foi lançado o Concurso Cultural de Fotografia “em cada canto, um encanto”. A finalidade é exaltar as belezas materiais e imateriais do município de Treze de Maio. O acadêmico e jornalista Jaison Fontana lançou o edital aos alunos da EEB Monsenhor Bernardo Peters. Ele explica que somente serão válidas fotografias feitas no município de Treze de Maio. As imagens escolhidas serão apresentadas no evento.

As oficinas

A primeira oficina foi com o jornalista e assessor de imprensa da prefeitura de Treze de Maio Jaison Fontana. Mais de 600 alunos participaram do encontro com o profissional que mostrou detalhes sobre a arte de capturar imagens através da fotografia.

O artista Wagner da Silva compartilhou técnicas de pintura com os estudantes que pintaram suas próprias telas. Seu Osvaldo e dona Albertina, agricultores da cidade, especialistas na arte da cestaria, mostraram como se faz um cesto. Os pequenos observaram atentamente a técnica utilizada pelos seus antepassados que fazem parte da cultura trezemaiense.

A compositora e cofundadora da agência especializada em comunicação sonora Império Hits, Danila Bressan Longo, também participou contando sobre suas experiências na música e junto com os alunos, uma música sobre Treze de Maio foi elaborada e será apresentada no evento da ALBSC.

Germano Bez Fontana será o patrono da ALBSC Treze de Maio

Na sexta-feira, 25 de outubro, além da finalização do projeto Em Cada Canto, um Encanto, a ALBSC Seccional Treze de Maio apresenta o nome escolhido para ser o patrono da entidade cultural: Germano Bez Fontana. Ele foi uma figura pública da cidade, tendo sido vereador por duas vezes, fabriqueiro da igreja de São Gabriel, um dos fundadores do único clube de Treze de Maio, juiz de paz, entre outras atividades. De marceneiro a engenheiro, de fotógrafo a músico, esmerava-se em todos com dedicação e paciência, mesmo tendo permanecido pouco tempo nos bancos escolares. Ele realizou uma pesquisa em paróquias, cartórios, jornais e livros e lançou a obra “História da Minha Vida: memórias, imigração e outros fatos”. O livro é um dos principais pontos de referência da história da cidade.

Notícias Relacionadas

Seguem trabalhos de pavimentação na travessa José Tancredo Filho, em Lauro Müller

Moradores, pedestres e motoristas devem ter atenção redobrada para a execução de trabalhos para pavimentação asfáltica

Professores da Satc apresentam trabalhos em Congresso na Tailândia

Projetos envolvem reaproveitamento de resíduos e formação de educadores na questão ambiental

Arte e Resgate promove vaquinha para continuar com os trabalhos em Lauro Müller

A necessidade de ajuda surge por causa dos efeitos da pandemia e pela impossibilidade de realizar eventos que ajudam a manter a instituição.

Estudantes do técnico em Informática apresentam trabalhos a empresas

Projetos desenvolvidos pela turma do Mediotec foram avaliados por representantes de empresas de Informática da região