Trânsito

Trabalhos na ponte do Rio Tubarão vão mudar tráfego na SC-390

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) fará na próxima segunda-feira, dia 14, trabalhos de concretagem do quarto vão sobre a ponte do Rio Tubarão. Esta parte da estrutura fica sobre a SC-390, rodovia estadual que liga Tubarão à Região Serrana catarinense e, para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos nas obras, bem como os motoristas que trafegam pela rodovia estadual, o fluxo de veículos fluirá por sistema “Pare, Siga”, onde um sentido de tráfego será retido, enquanto outro segue.

A mudança no tráfego começará às 7h30min de segunda-feira e se estenderá até o final do dia. Caso os trabalhos terminem antes do previsto, o trânsito de veículos pelo vão da ponte volta a ter movimentação em mão dupla. A orientação pelo sistema “Pare, Siga” é necessária para dar condições de trabalho na concretagem, onde os equipamentos e trabalhadores envolvidos na obra possam ficar isolados, bem como garantir a segurança dos motoristas e pedestres que circulam pelo local.

Toda a frente de obras terá sinalização vertical provisória para indicar e isolar os trabalhos, bem como monitoramento do tráfego durante a concretagem. Além da concretagem do vão, o consórcio EnCi (Engedal-Cima), contratado pelo DNIT/SC para o empreendimento, aloca trabalhos no leito do Rio Tubarão e na cabeceira Norte da ponte. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte.

Cuidados – Para a segurança dos trabalhadores, dos usuários e pedestres, foram instalados tapumes para isolar as frentes de obras da nova ponte sobre o Rio Tubarão. O isolamento foi feito em ambas as margens da SC-390, na margem direita do Rio Tubarão e na margem esquerda da rua Cândido Darela, sendo proibida a entrada de pessoas não autorizadas.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC