Geral

Trabalhos preventivos dão vazão rápida à água das fortes chuvas de quinta-feira em Içara

A chuva torrencial que atingiu a cidade de Içara causou alagamentos em alguns bairros do município; danificou vias pavimentadas e não pavimentadas; obstruiu bocas de lobos; assustou alguns moradores e levou a equipe do governo municipal às ruas para prestar atendimento.

Mesmo com volume intenso, que segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho variou entre 23,8 e 50mm (em pontos diferentes), a vazão da água ocorreu rapidamente. Resultado dos trabalhos preventivos de dragagem dos rios e limpeza de canais, galerias e bocas de lobo.

O caso mais delicado ocorreu no bairro Tereza Cristina onde a intensidade e o volume das águas destruiu parte de um muro atrás de uma residência e a casa foi invadida pela água. O susto foi grande, pois a família tem três crianças menores de sete anos, mas todos estão bem. O atendimento foi feito na noite de ontem pelo prefeito, secretários, defesa civil e equipe da secretaria de Obras.

A família também está sendo atendida pela equipe da secretaria de Assistência Social que providenciou cestas básicas e material de limpeza. Já a secretaria de Obras ajuda na limpeza e recuperação do acesso a casa.

De maneira emergencial fará também, na rua atrás da residência, a abertura de uma vala com o objetivo de desviar a água e evitar que a casa atingida e dos vizinhos sejam prejudicadas.

“Atendemos a família. Tivemos equipes em vários pontos da cidade e no bairro Tereza Cristina, onde a casa foi invadida pela água, faremos um serviço emergencial e vamos analisar junto à equipe de Planejamento e Defesa Civil o que será feito para evitar novos danos”, explicou o secretário de Obras, Geraldo Baldissera, acrescentando que o cronograma de recuperação das vias continua e a equipe está intensificando os trabalhos para atender a comunidade com a maior brevidade possível.

“Ontem, durante a forte pancada de chuva em nossa cidade, percorremos os pontos principais de inundações e constatamos que com os trabalhos preventivos executados a água escoou rapidamente, mas entendemos que a solução definitiva para a região central passa pela construção de um canal auxiliar. Para isso já temos o projeto o qual pretendemos apresentar à comunidade para os devidos ajustes e depois buscaremos os recursos para viabilizar a obra”, assinalou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”110037″]