Norte

Traçado da Ferrovia Norte-Sul que ligará SC ao RS é definido

A Ferrovia Norte-Sul ligará Chapecó, em Santa Catarina, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul

Foi definido nesta quarta-feira (27) o traçado do trecho Sul da Ferrovia Norte-Sul. A decisão foi tomada em reunião na sede da Valec, empresa pública de engenharia responsável pela obra. A Ferrovia Norte-Sul ligará Chapecó, em Santa Catarina, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

No estado, o trem sairá de Iraí, ao Norte, e seguirá até o Porto de Rio Grande. Os trilhos passarão pelas cidades gaúchas de Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões.

As informações são do deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen (PT). “Ainda temos algumas etapas a cumprir, mas a definição do traçado permite agilizarmos a concretização deste sonho”, comemorou o parlamentar.

Conforme o site G1 SC, o sonho da ferrovia Norte-Sul começou a ser construído há 25 anos. Depois de duas décadas paradas, as obras foram retomadas em 2007. Ao todo, o projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A proposta é interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, conecetando quatro regiões e nove estados brasileiros. Atualmente, ela opera no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO), com 855 quilômetros.