
Foto – Divulgação
Muitos são os motivos que levam uma aeronave a se chocar contra o solo, resultando em um acidente que geralmente acaba tirando a vida de grande parte de seus passageiros. No dia 07 de março de 2007, a Indonésia viveu um dia triste em sua história em decorrência da queda de uma aeronave que infelizmente tirou a vida de 21 pessoas a bordo. Confira o caso abaixo:
Conhecido como Voo Garuda Indonesia 200, era uma linha comercial entre as cidades de Jakarta e Joguejacarta, ambas na Indonésia, operada por um avião do modelo Boeing 737-400, prefixo GZC. A aeronave decolou do Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta, em Jakarta, levando consigo 140 pessoas, sendo 7 tripulantes e 133 passageiros.
Quase chegando em seu destino final, na sua aproximação com a pista de pouso, a aeronave se envolveu em um acidente. Apesar de estar em uma velocidade superior à permitida, a descida íngreme e os avisos do sistema de voo, a aeronave tentou o pouso no aeroporto. Porém, tocou o solo antes do início da pista, estando a uma velocidade de 409 km/h, o que acabou fazendo-a sair rapidamente da pista, atravessando uma estrada e só parando no meio de uma plantação de arroz, incendiando-se minutos depois. Grande parte das pessoas conseguiram escapar, porém, 21 delas morreram por causa da queda ou por não conseguirem escapar a tempo das chamas.
Um cinegrafista de um canal australiano estava no voo e caiu com segurança no meio da plantação, conseguindo se salvar. Apesar de apresentar alguns ferimentos, ele pegou sua câmera e começou a filmar a aeronave sendo aos poucos consumida pelas chamas, bem como a evacuação dos passageiros. No mesmo dia, sua filmagem foi transmitida na Austrália. Esse acidente foi ainda retratado no ano de 2017 em um episódio de uma série canadense chamado Air Crash Investigation, transmitido pela Discovery Channel.
As investigações sobre o desastre do Voo Garuda Indonesia 200 revelaram vários fatores que contribuíram para o acidente. O Comitê Nacional de Segurança nos Transportes (KNKT) da Indonésia apontou que o piloto ignorou repetidos avisos do sistema de alarme do avião e continuou a tentar pousar em uma velocidade excessiva. Além disso, a comunicação inadequada entre os pilotos e a falta de adesão aos procedimentos operacionais padrão foram identificadas como causas adicionais. Como resultado, a companhia aérea responsável pelo voo, a Garuda Indonesia, implementou mudanças significativas em seus treinamentos e procedimentos de segurança para evitar futuros incidentes similares.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Voo Garuda Indonesia 200. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Garuda_Indonesia_200 Acesso em 07 mar. 2025