Trânsito

Trânsito contabiliza 48 mortes em 2013 na região carbonífera

O número de óbitos em acidentes de trânsito reduziu 21,31% neste ano. De janeiro até 15 de setembro foram contabilizadas 48 mortes na Região Carbonífera. Já no mesmo período do ano anterior haviam sido 61. Apesar da queda, os números do Instituto Médico Legal ainda servem de alerta para a quantidade de vidas que poderiam ser poupadas. É preciso cumprir a legislação e, acima de tudo, zelar pela própria segurança e pelos outros.

Do total de acidentes fatais em 2013, os mais atingidos foram os motociclistas. Eles respondem por 21 mortes. Outras 10 foram por colisão. Na lista há também nove por atropelamento, cinco por capotagem e três de ciclistas. No caso de Içara, cinco óbitos foram registrados na Rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445).

Para evitar que o número cresça ainda mais, uma das dicas é ultrapassar apenas em locais permitidos. Ainda assim, deve-se atentar a segurança da manobra. Nos dias de chuva também é preciso ligar os faróis baixos. Os motoristas não podem esquecer as setas na mudança de direção. Aos motociclistas, o uso de um capacete adequado também não deve ser lembrado. As orientações estão num guia lançado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Içara em parceria com o Núcleo de Transportes e Circulação de Içara.

“A segurança está ligada diretamente com o bom funcionamento do trânsito. Quando as pessoas não respeitam sinais de trânsito, colocam suas vidas e as vidas de outras pessoas em risco. Quando o transito flui em harmonia, toda a sociedade ganha. A segurança está ligada diretamente com o bom funcionamento do trânsito”, enaltece o diretor de Trânsito do Conseg, Alex Ferreira Michels.

“A nossa intenção é que esta consciência seja despertada nos jovens. Por isso iniciamos a distribuição do material nas escolas para marcar o início da Semana Nacional do Trânsito nesta quarta-feira, dia 18", completa o presidente, Celso Luiz da Silva.

As ações seguem até o dia 25, quando serão realizadas blitze educativas junto aos órgãos de segurança das 9h às 11h e das 14 às 16h. A campanha acontecerá na Rua Marcos Rovaris, na Rua Vitória, além da SC-445. Na Praça São Donato também serão oferecidos serviços de saúde, entre eles, a verificação da pressão. "Os pedestres também fazem parte do trânsito. A intenção é que a oferta de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde atraia ainda mais pessoas", pontua Celso.

Colaboração: Lucas Lemos/Canal Içara