Saúde

Transplantado de Armazém celebra aniversário com equipe médica

Foto: Pró-Rim/DS

Foto: Pró-Rim/DS

Há oito anos, os meses de janeiro e maio são de comemoração para Jair Fernandes Moraes. Depois de celebrar seus 43 anos no primeiro mês do ano, no último fim de semana foi o dia de comemorar o sucesso do seu transplante renal. Para tanto, o suinocultor de Armazém reuniu familiares e a equipe da Fundação Pró-Rim de Joinville, responsável pelo procedimento, para uma festa intitulada Gratidão e Gastronomia. 

Na festa, preparada por Jair, o cardápio não poderia ser outro: o porco-pizza. O prato, tradicional de Armazém, é uma iguaria criada pela associação dos suinocultores da região e chama atenção pela criatividade com que é preparado. A celebração ocorreu na Sociedade Real, no bairro São Marcos, em Joinville, no dia 3 de junho. Entre os cerca de cem convidados estavam médicos, enfermeiros, amigos e familiares. O objetivo era um só: agradecer todo o carinho, cuidado e dedicação recebidos durante a sua permanência em Joinville.

Entre os convidados, estava um dos mais especiais: seu pai, Nardi José Moraes, que foi o doador do rim que salvou a vida de Jair. O transplantado garante que o diferencial da festa deste ano, além da realização em Joinville, é que ela foi dedicada aos médicos, enfermeiros e toda a equipe multidisciplinar da Pró-Rim “Eles ainda continuam cuidando de mim”, enfatiza Jair. Também estiveram na festa os funcionários do posto de saúde de Armazém, que dedicam atenção especial a ele no dia a dia.

“Esta é uma maneira singela, porém verdadeira, que encontrei para celebrar o meu renascimento com esses anjos que cruzaram o meu caminho, no momento mais crítico da minha vida”, emociona-se. Em agosto de 2014, Jair e o pai foram tema de uma reportagem do Diário do Sul sobre o procedimento realizado e o amor entre pai e filho.

Com informações do Jornal Diário do Sul