Transporte coletivo gratuito começa a rodar no município, ampliando a mobilidade, a inclusão social e o acesso da população aos serviços e ao comércio local.
Foto: Divulgação
O dia 9 de fevereiro de 2026 já pode ser considerado um marco na história de Lauro Müller. Nesta data, o município deu início oficial ao transporte coletivo gratuito Tarifa Zero – Programa Leva e Traz, uma iniciativa pensada para facilitar a vida das pessoas, ampliar o acesso aos serviços públicos e, ao mesmo tempo, movimentar a economia local.
Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, o início da operação foi acompanhado de perto pelo prefeito Valdir Fontanella, pelo vice-prefeito Acione Andrade Izidoro, o Serraninho, além de secretários municipais e equipes do Governo. Para marcar o momento, a comitiva foi dividida e esteve presente nas duas linhas do programa.
O prefeito Valdir Fontanella e parte da equipe acompanharam o início da linha que saiu do Barreiro, passando pelo Distrito de Guatá até a região central da cidade. Já o vice-prefeito Serraninho e outros membros do governo partiram do Itanema, seguindo pela Mina Nova, Barro Branco e Km 1, reforçando o compromisso do governo em estar presente em todas as regiões atendidas pelo novo serviço.
De acordo com o prefeito, o início do Tarifa Zero representa mais do que a implantação de um novo serviço público.
“Hoje é um dia muito especial para Lauro Müller. Esse projeto foi pensado com carinho para ajudar as pessoas no dia a dia, facilitar o deslocamento de trabalhadores, estudantes e famílias, além de movimentar o comércio e fortalecer a nossa economia. É uma política pública simples, mas que faz diferença real na vida da população”, destacou Valdir Fontanella.
A população aprovou a novidade logo no primeiro dia. Moradora do Distrito de Guatá, Olandina Cardoso Pacheco, a dona Landa, que utilizou o transporte gratuito na manhã desta segunda-feira, comemorou a iniciativa.
“Pra nós que moramos mais distante do Centro, isso ajuda muito. Antes a gente precisava dar um jeito, pedir carona ou gastar com transporte. Agora ficou mais fácil ir ao Centro, resolver as coisas e voltar pra casa. É uma ajuda grande para as famílias”, relatou.
Fotos: Divulgação
O Programa Leva e Traz – Tarifa Zero opera com duas linhas principais, ligando comunidades à região central do município, com horários definidos pela manhã, ao meio-dia e no período da tarde. O serviço é totalmente gratuito, não exige cadastro ou inscrição prévia: basta estar no ponto de parada no horário estabelecido.
Com o início do transporte coletivo gratuito, Lauro Müller passa a integrar um seleto grupo de municípios catarinenses que adotam essa política pública, reafirmando o compromisso do Governo Municipal com inclusão social, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.
A expectativa é que, ao longo dos próximos dias, cada vez mais moradores passem a utilizar o serviço, consolidando o Tarifa Zero como uma ferramenta importante para aproximar pessoas, fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida no município.
Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui