Geral

Transporte de cargas por trem cresce 43%

Foto: Divulgação

Em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça-feira, a SCPar Porto de Imbituba divulgou esta semana o crescimento substancial do uso do modal ferroviário. De janeiro a maio deste ano, o fluxo de contêineres que chegaram ao Porto de Imbituba pela Ferrovia Tereza Cristina aumentou em 43%, comparado ao mesmo período do ano passado.

A conexão ferroviária entre Criciúma e o Porto de Imbituba foi reativada em 2013. Desde então, a eficiência e redução no custo do frete ferroviário têm atraído cada vez mais clientes, segundo a assessoria do porto.

“Todos os dias são transportados cerca de 40 contêineres para o porto, representando uma redução de aproximadamente 23 caminhões nas estradas do Sul de Santa Catarina. Comparado ao transporte rodoviário, o transporte ferroviário emite, em média, apenas 1,8% do CO2 lançado no meio ambiente por quilômetro rodado. Esse baixo consumo de dióxido de carbono equivale a uma redução enorme na emissão do gás que mais contribui para o efeito estufa”, destaca a assessoria. “Além disso, colabora com o sistema viário da cidade e caracteriza uma redução de custos para os clientes”, completa.

A assessoria de comunicação do porto ainda destaca a necessidade de ampliação da malha ferroviária para facilitar o transporte, além da sua valorização. “Para se ter uma ideia da importância do transporte pela ferrovia, durante a greve dos caminhoneiros, o porto só conseguiu receber as cargas que vinham através deste transporte”, lembra.

Para a SCPar Porto de Imbituba, o transporte ferroviário – assim como o marítimo – traz um ganho imenso ao Estado nas questões de logística e de operações econômicas. “É um transporte que precisa realmente ser olhado com mais atenção, porque é realmente muito importante e atrairia muitos clientes”, avalia a assessoria.

Notícias Relacionadas

Criciúma contratou 14 atletas em 2024

Idoso fica gravemente ferido após sofrer queda de ponte em Siderópolis

O motorista, de 72 anos, não percebeu que uma ponte da Área Industrial estava interditada, e tentou atravessar, momento que a estrutura se rompeu. O condutor ao sair do veículo, caiu no rio durante a noite dessa terça-feira, dia 23

Motorista joga veículo contra policiais durante perseguição em Urussanga

Os dois envolvidos eram um casal de Orleans, sendo que ambos possuíam passagens por tráfico de drogas

Frente fria atormenta SC que deve enfrentar tempo instável nesta quarta; o que esperar?

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria é causada por um fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia