Geral

Transporte de pacientes por aplicativo inicia funcionamento em Criciúma

Serviço pioneiro desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação, teve início nesta terça-feira (16)

Divulgação/Decom

O transporte de paciente por aplicativo já está funcionando em Criciúma. O projeto pioneiro desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), iniciou funcionalidade na manhã desta terça-feira (16). O serviço realizado pela empresa MOP Motorista Particular, vencedora do processo licitatório feito pela Prefeitura de Criciúma, oferece transporte para pacientes que precisam de hemodiálise. Além desses, futuramente a Secretaria de Saúde pretende incluir também pessoas que necessitam de quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e as visitas técnicas feitas pelos de profissionais das unidades de saúde.

“Vamos humanizar ainda mais os nossos serviços com esse projeto inovador. Os pacientes terão uma comodidade maior e nós teremos um custo reduzido em relação ao modelo passado”, frisa o responsável pela pasta, Acélio Casagrande.

De acordo com estudos realizados ao longo da instalação do projeto, o município terá um investimento de R$ 1,77 por quilômetro rodado, sendo que anteriormente o custo era de R$ 3,40. “Fizemos diversas análises, que identificaram a eficácia desse tipo de trabalho. É uma novidade importante para o município, que vai colaborar com muitas pessoas”, destaca o diretor da DTI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan.

A Secretaria de Saúde é encarregada de monitorar a funcionalidade do transporte de pacientes por aplicativo. Para isso, uma central de monitoramento foi montada e profissionais passaram por treinamentos para execução do trabalho. “Sabemos que algumas pessoas não tem acesso a internet ou experiência com esse tipo de serviço. Sendo assim, vamos estar ajudando nossos pacientes no agendamento do transporte, quando for necessário”, explica o responsável pelo projeto, Evandro Bortolotto Premoli.

O contrato estabelecido entre a Prefeitura de Criciúma e a empresa responsável prevê a realização 500 mil quilômetros de transporte durante o período de 12 meses.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas