Geral

Transporte público de Imbituba terá bilhetagem eletrônica

Foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Com o objetivo de discutir o Mobi – Sistema de Mobilidade Urbana de Imbituba, o prefeito Jaison Cardoso, juntamente com o Procurador-Geral do Município, Daniel Neto, participaram de uma reunião sobre a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica para o Transporte Público do Município. O projeto faz parte do novo contrato com a Santo Anjo, que após a renovação da frota, em breve terá todos os ônibus equipados de catracas com leitoras de cartões, que irão substituir os antigos passes de papel.

O prefeito discutiu com diretores da empresa Santo Anjo, concessionária do serviço, sobre as melhores maneiras de implantar esta tecnologia que irá beneficiar a todos. “Cada usuário terá um cartão, seja estudante, vale-transporte, passe-livre, cidadão ou outros que serão determinados. Vamos avaliar bem como este novo sistema deverá funcionar e assim que estiver definido teremos uma ampla campanha de explicação sobre o tema, para que quando começar a funcionar todos os cidadãos entendam os passos a seguir”, afirma Jaison.

O transporte público do município de Imbituba passará a  fazer parte do rol de cidades catarinenses que adotaram um moderno Sistema de Bilhetagem Eletrônica, através de uma das mais avançadas tecnologias de tarifação embarcada existente no mercado. O novo sistema vai trazer diversos benefícios ao usuário, pois a utilização do cartão oferece mais segurança, facilidade de acesso e em caso de perda ou roubo os créditos podem ser recuperados.

Também foram apresentados estudos sobre a marca do sistema que esta sendo desenvolvida pela empresa Comtato Comunicação, especializada no setor de transporte público e que em Santa Catarina já desenvolveu planos de comunicação para 14 cidades. A implantação de um sistema deste porte exigiu estudos sofisticados para escolha e dimensionamento do modelo que atendesse as necessidades da cidade.

A implantação das catracas eletrônicas não irá gerar desemprego, pois o trabalho do cobrador é indispensável e essencial para a verificação dos cartões, como por exemplo, se está sendo usado pela pessoa beneficiária no caso do passe-livre e estudante, e também na cobrança da passagem para quem apenas precisou fazer uma viagem imprevista e não possui o cartão.

Os próximos passos, previstos no contrato renovado entre a Prefeitura e a empresa concessionária, serão a implantação do rastreamento da frota e o monitoramento interno através de câmeras de vídeo, oferecendo maior segurança para os usuários e oferecendo mais recursos para o controle do sistema. Mais um ônibus  deve chegar ainda este ano.

Colaboração: Emanuelle Querino Alves de Aviz