Papo Psi

Transtorno de Personalidade Borderline e suas características

Conheça o Trastorno de Personalidade Borderline (TPB)

Divulgação

 

Atualmente, pelo fato de uma das participantes de um reality show ter o diagnóstico, as pessoas passaram a conhecer e querer entender o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Mas o transtorno não é algo novo, principalmente para as pessoas que lidam com o sofrimento causado por esta condição, que afeta principalmente os relacionamentos deste indivíduo.

Entre as características o medo de abandono se faz presente, portanto qualquer ameaça de ser abandonado,  seja real ou imaginada, leva o “border” a não reagir bem, sendo impulsivo e demonstrando sua raiva. Diante disso, acaba se tornando muito dependente das pessoas pois se sente inseguro e com medo de que elas saíam de sua vida.

Outro fator importante é que estes indivíduos se sentem como pessoas ruins, e por isso merecem punição. Este pensamento distorcido leva a automatização, como se cortar, beliscar, entre outros comportamentos.

Comportamentos autodestrutivos como uso abusivo de álcool e outras drogas e sexo sem proteção podem ser recorrentes na vida destas pessoas.

Outros sintomas são instabilidade emocional, mudanças de humor, hipersônia ou insônia, sentimento de vazio, raiva intensa ou inapropriada, culpa, intolerância à frustração entre outros.

Todos estes sintomas aparecem de forma muito intensa, levando a pessoa com Borderline que não está em tratamento, a um sofrimento significativo.

Lembrando sempre que o diagnóstico precisa ser feito por psicólogo e psiquiatra. O acompanhamento psicológico é importante, assim como em muitos casos o tratamento medicamentoso é necessário.

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

Metalizado rosa é tendência para o Inverno

A estilista e colunista Anne Veran trás também o look do dia, estampa do momento, além de notícias do mundo da moda.

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.

Bauer, Amin e Kleinübing