Geral

Tratado de Loizaga – Cotegipe: Um Marco na História das Relações Brasil-Paraguai

Foto – gov.br

Após o final da Guerra do Paraguai (1864 – 1870), foi assinado um tratado entre o Império Brasileiro e o governo paraguaio, na cidade de Assunção, no Paraguai, em 9 de janeiro de 1872. O acordo foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Carlos Loizaga, e pelo político brasileiro João Maurício de Wanderley, conhecido também como “Barão de Cotegipe”, sendo incorporado à legislação do Brasil somente em 27 de março de 1872 através do decreto número 4.911.

O tratado serviu para estabelecer algumas fronteiras entre os dois países. O Brasil conseguiu aproximadamente um território de 62.325 km² para si, sendo essa porção de terra localizada ao norte do Rio Apa. O tratado ainda incluía uma cláusula que garantia a livre navegação nos rios da Bacia Platina, bem como a independência do Paraguai pelo Brasil.

Vale ressaltar que, após a guerra, o Brasil, que tinha obrigações com a Argentina e o Uruguai previstas no Tratado da Tríplice Aliança, acabou por fazer este novo tratado somente com o Paraguai, o que levou, pouco tempo depois, a Argentina a invadir uma cidade do Paraguai chamada Villa Hayes para demonstrar sua insatisfação e impor suas reivindicações.

Entretanto, ocorreram problemas relacionados à exata fronteira entre os dois países, o que levou, anos depois, a uma série de disputas, sendo necessário criar um novo acordo em 21 de maio de 1927, chamado de Tratado de Limites Complementar ao de 1872.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Tratado de Loizaga – Cotegipe. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Loizaga_-_Cotegipe Acesso em 09 jan. 2025.

Notícias Relacionadas

Carreta carregada com produto químico tomba e interdita faixa da BR-101 na Grande Florianópolis

Acidente ocorreu no km 260, em Paulo Lopes. Produto foi identificado inicialmente como clorito e contato direto não é recomendado, conforme Defesa Civil.

Bombeiros combatem incêndio em vegetação, em Balneário Rincão

Uma área área de aproximadamente dez hectares de plantação de eucaliptos foi atingida pelo fogo.

Duas pessoas ficam feridas após capotamento em Laguna

As vítimas são dois adolescentes de 16 anos.

Oito pessoas passam mal após vazamento de amônia em frigorífico de Grão-Pará

De acordo com informações repassadas pelo responsável técnico, o vazamento ocorreu na área externa e entrou por meio do duto de ventilação.