Geral

Tratamento diferenciado aos idosos está entre as prioridades no Social

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

No primeiro dia de trabalho na secretaria do sistema Social de Criciúma, Solange Barp, inicia destacando algumas bandeiras que deve defender no comando da pasta. A acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais e o combate às drogas são algumas delas, porém, a situação do idoso na cidade, priorizando a qualidade de vida dos mesmos é a principal.

Solange iniciou nesta terça-feira (9), com uma conversa com o grupo e com a antiga gestora da pasta, Naiany Colombo Dias. Entre as prioridades estão a criação de um Centro Dia, uma espécie de Casa de Passagem para abrigar idosos somente durante o dia, no horário de trabalho dos familiares. “Vamos conhecer com calma todos os trabalhos executados pela pasta inicialmente, mas queremos buscar o projeto da creche do idoso”, adiantou.

De acordo com a secretária, a população tem crescido muito e as pessoas estão vivendo muito mais. Com isso, a maioria das famílias passa dificuldades na hora de deixar em casa o idoso para poder trabalhar. “Nós sabemos que quem pode pagar um cuidador para o idoso da família não sofre tanto, mas quem não tem recursos passa muito trabalho”, pontua a gestora ao adiantar que este projeto é a “menina dos olhos” do prefeito Márcio Búrigo e do vice Verceli Coral.

Solange Barp tem experiência de 30 anos de vida pública. Ela possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), é empresária e exerceu diversos cargos no Poder Público Municipal. Em 1984, tornou-se diretora da Associação Feminina de Assistência Social. Ocupou a função de assessora do Departamento de Habitação e de Administração entre 1992 e 1996, chefe de Gabinete do Prefeito entre 1996 e 2000, elegeu-se vereadora em 2000. De 2004 a 2008 foi secretária de Administração. Entre 2011 e 2012, ficou à frente da Diretoria Geral da Câmara de Vereadores.

Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma