Geral

TRE absolve prefeito e vereadores de Orleans acusados de compra de votos

Foto:Arquivo/Sul in foco

Foto:Arquivo/Sul in foco

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE absolveu na tarde dessa segunda-feira (7) lideranças políticas orleanenses que estavam sendo investigadas pelo crime de compra de votos no último pleito eleitoral, ocorrido em 2012. Entre eles, está o prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes e vereadores que compunham a coligação “Agora sim, juntos por Orleans”. Além do líder do Executivo de Orleans, também foram julgados e absolvidos os vereadores Clésio de Oliveira Sousa, Cristian Berger, Elisabete Menegasso Bagio, João Teza Francisco, Udir Luiz Pavei, Rodinei Pereira, Valter Orbem e Pedro Alexandre.

O processo nº 30095.2012.624.0023 foi aberto ainda no período eleitoral por solicitação da coligação “Orleans mais feliz”, composta pelos partidos, PP, PT, PMDB e PSDB. A coligação alegava compra de votos, por meio de entrega de tickets que autorizavam o abastecimento de qualquer veículo em postos de combustíveis da cidade.

A coligação apresentou algumas provas referentes ao caso à Justiça Eleitoral do município, exigindo a cassação do prefeito e vereadores. Porém, diante dos fatos, o juiz eleitoral de Orleans, julgou improcedente a ação.

Os advogados da coligação recorrente ao processo entraram com recursos no Tribunal Regional Eleitoral, que manteve a sentença de primeiro grau.