Política

TRE autoriza vereador Maneca a ficar no cargo

O vereador conquistou o direito de responder ao recurso no cargo por cinco votos a dois

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE de Santa Catarina  concedeu liminar dando efeito suspensivo ao recurso contra a cassação do vereador de Lauro Müller, Manoel Jades Izidório (PMDB).  O Maneca, como é conhecido, teve seu diploma e os direitos políticos cassados no dia 13 de junho deste ano. De acordo com TRE, com esta decisão o vereador pode permanecer no cargo até o julgamento do recurso contra a cassação.

A sentença foi anunciada em sessão plenária do TRE na tarde desta segunda-feira (1). Maneca conquistou o direito de responder ao recurso no cargo de vereador por cinco votos a dois.

A decisão, pedindo a cassação, foi fruto de denúncia do Ministério Público Eleitoral acusando o vereador de captação ilícita de sufrágio, que teria se utilizado de sua influência política para conseguir um exame de cateterismo, além medicamentos e cirurgias vasculares que eram oferecidos em troca de votos. Diante disso, a juíza Fabiane Alice Müller Heinzen determinou no dia 13 de junho a cassação do mandato do vereador e seu afastamento imediato do legislativo lauromüllense. A decisão havia sido confirmada na segunda-feira (24) pelo juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral, Hélio do Valle Pereira.

Após a decisão anunciada na semana passada, os advogados, Pierre Vanderlinde, Fábio Geremias e Flávio Cardoso, que defendem o vereador, ajuizaram o recurso no TRE, que foi julgado nesta segunda-feira.

Atualmente Maneca está de licença para tratamento de saúde, mas voltará a ocupar sua cadeira no Legislativo lauromüllense no próximo dia 30.