Saúde

Três equipes participam da Captação de múltiplos órgãos no HSJosé

O doador foi um jovem de 19 anos.

Foto: Divulgação

A 11ª captação de múltiplos órgãos aconteceu este final de semana no HSJosé. O doador foi um jovem de 19 anos. A captação precisou acontecer simultaneamente devido a sua complexidade, para isso, houve o auxílio de equipes de três Estados brasileiros, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram captados pâncreas, fígado, rins, pulmão e cóneas.

“Captações de múltiplos órgãos são sempre complexas. Nesta em especial, o apoio das equipes do Pronto Socorro, UTI e Centro Cirúrgico do HSJosé, foram fundamentais para que todo este processo acontecesse. Todos sincronizados e trabalhando para fazer todos os procedimento da melhor forma possível”, aponta Daniela Luiz enfermeira e coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes no HSJosé.

A mãe do Jovem foi quem autorizou a doação dos órgãos. “Ele iria autorizar a doação. Se fosse eu, sei que ele doaria meus órgãos”, relatou a mãe do jovem. No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica. Quem tem este desejo é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.

Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.

Colaboração: Comunicação HSJosé

Notícias Relacionadas

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro

Governo do Estado investe R$ 4,5 milhões em projetos para captação, armazenagem e uso da água no meio rural

Os períodos de estiagem não são raros em Santa Catarina e desde junho de 2019 os produtores rurais sofrem com os impactos da seca.

Governo do Estado registra crescimento na doação de órgãos no primeiro semestre de 2020

O Estado atingiu o índice de 40,5 doações de órgãos efetivas por milhão de população (pmp), sendo que a média nacional foi de 15,8 pmp.

Mais uma captação de múltiplos órgãos acontece no Hospital São José

Foram captados rins e fígado da paciente.