Geral

Três golfinhos mortos em Laguna

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Três mortes de toninhas (golfinho de pequeno porte) foram registradas na semana passada pelo curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. Eram duas fêmeas adultas em fase de amamentação e um filhote recém-nascido.

Coordenada pelo professor Pedro Volkmer de Castilho, a equipe do Laboratório de Zoologia encontrou o filhote ainda vivo na tarde da última sexta-feira, na Praia do Gi, após receber o aviso de um pescador. Segundo o Jornal Diário do Sul, o animal, que estava muito debilitado e desnutrido, foi mantido em cativeiro e recebeu cuidados dos estudantes Gabriel Rohden, Gabrielle Duarte, Marcelo Schmitz, Marcus Andrade e Natanael Silva durante toda a noite. No entanto, apesar dos esforços, o animal não resistiu e faleceu depois de quase 12 horas ininterruptas de tratamento. “Sofremos com a perda, pois tentamos até o último suspiro salvar uma espécie ameaçada”, declara Gabrielle.

De acordo com estimativas do Projeto Toninhas, mais de dois mil indivíduos desse tipo de golfinho morrem todos os anos na costa brasileira em razão de capturas acidentais com redes de emalhar. O projeto é mantido pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e tem apoio da Udesc Laguna no monitoramento do trecho Sul do Litoral de SC. “Com a coleta do material genético, poderemos descobrir se o filhote tem parentesco com uma das fêmeas adultas encontradas”, afirmou Castilho.