Poder Executivo

Treviso é premiado no 2º Prêmio Município Sustentável entregue pela Fecam; VEJA VÍDEO

Cidade do Sul também ficou em 3º lugar na premiação geral dos municípios mais desenvolvidos do estado, atrás apenas de Jaraguá do Sul e Joinville

 

Fotos: Antonio Mafalda/Mafalda Press/Fecam

O município de Treviso recebeu dois prêmios nesta manhã de quarta-feira (15/03) durante a programação do XV Congresso Catarinense de Municípios. O fato foi reconhecido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com o Troféu Mérito Municipalista, fruto do “2º Prêmio Município Sustentável”. O município da região da AMREC foi reconhecido como melhor município na dimensão econômica, com índice de 0,984.

A segunda premiação foi no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) de 2016, com o terceiro melhor município do Estado de Santa Catarina, com índice de 0,761. Os dois primeiros colocados nesta categoria foram os municípios de Jaraguá do Sul (com 0,790) e Joinville (0,768), respectivamente.

O prefeito Jaimir Comin e o vice Rodrigo Fenili foram pessoalmente ao Norte do estado receber os dois troféus. “É uma honra para Treviso receber essa premiação que, com certeza, reflete o esforço e a dedicação de cada cidadão trevisano. É fruto da união de esforços”, enfatizou o prefeito. Jaimir disse que o prêmio é motivador aos investidores do município, já que administração pretende focar no potencial turístico. “O prêmio é um mérito para todos administrações que passaram pelo município. Todos fizeram a sua parte e é muito bom poder representar a cidade e receber esse reconhecimento”, falou o prefeito que lembrou de todos os prefeitos que administraram Treviso.

Outros prêmios

Fotos: Antonio Mafalda/Mafalda Press/Fecam

Entre os municípios que mais evoluíram no IDMS entre 2014 e 2016, destaque para Palmitos, com crescimento de 13,58% no índice. Imaruí, com 13,05%; Chapecó, 11,62%; Xaxim, 11,27% e Gravatal, com 11,15%, completam a lista do cinco que mais evoluíram nos últimos dois anos.

Além destas categorias, os municípios melhores classificados em cada uma das dimensões do IDMS também foram reconhecidos. Jaraguá do Sul, ficou em primeiro lugar no índice Sociocultural, com IDMS 0,841; Luzerna em Educação, com 0,914; Nova Erechim, em Saúde, com 0,891; Joinville, em Cultura, com 0,900; Lajeado Grande, em Habitação, com 0,984; Treviso, na dimensão econômica, com 0,762; Navegantes, na área ambiental, com 0,879; Piratuba, no quesito político institucional, 0,824; Bombinhas, em finanças públicas, com 1,000; Joinville e Blumenau, na análise sobre gestão pública, com 0,956; e Rio Fortuna, em participação social, com 0,730.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM, Emerson Souto, o prêmio tem como objetivo estimular o uso do IDMS como instrumento de apoio a gestão pública no processo de desenvolvimento dos municípios. “Nossa ideia com o prêmio não é comparar os municípios, mas sim disseminar a importância do IDMS para subsidiar o planejamento e a avaliação das políticas públicas desenvolvidas nos municípios catarinenses, tanto pelo poder público, como pela sociedade”, destaca.

Os dados foram coletados entre 1º a 30 de setembro de 2016.

A premiação é dividida em categorias. São considerados os municípios destaques no índice geral, nas dimensões e nas subdimensões do IDMS/2016, conforme os seguintes critérios: os cinco municípios melhores classificados no Índice geral de Desenvolvimento Municipal Sustentável; Os cinco que obtiveram o maior crescimento no valor do IDMS/2016 em comparação ao IDMS/2014 (apenas no índice geral); O município melhor classificado em cada uma das dimensões: Sociocultural, Econômica, Ambiental e Político-Institucional; O município melhor classificado em cada uma das subdimensões: Educação, Saúde, Cultura, Habitação, Participação Social, Gestão Pública e Finanças Públicas;

  • unnamed (60)
  • unnamed (62)
  • unnamed (59)
  • unnamed (61)

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS)

Criado em 2012 pela FECAM, o IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional. A metodologia utilizada e os índices estão disponíveis no endereço http://indicadores.fecam.org.br.

O Prêmio Município Sustentável é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios e as instituições que compõem a Rede do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (Rede SIDEMS) e tem por objetivo valorizar os municípios catarinenses que possuem os melhor IDMS.

Veja vídeo da premiação:

Colaboração: Fotos: Antônio Mafalda/Mafalda Press/Fecam

Notícias Relacionadas

Comunidades de Treviso e Siderópolis serão beneficiadas com ampliação de internet fibra óptica

Em Treviso, moradores das localidades de São Victor, Vila Bonasa e Rio Manim serão contemplados. Já em Siderópolis, o investimento será em Rio Jordão Alto e Rio Jordão Baixo.

Coronavírus em SC: Governador e presidente da Fecam debatem estratégias para combate à pandemia

O Governo do Estado se comprometeu a apresentar aos prefeitos, nos próximos dias, uma ferramenta que analisa a situação da pandemia de maneira regionalizada, o que ajudará na tomada e compartilhamento de decisões dos entes públicos.

Coronavírus em SC: Governo e nova diretoria da Fecam alinham ações para o desenvolvimento de Santa Catarina

O encontro aconteceu de maneira virtual e serviu para ampliar o diálogo entre o Executivo estadual e os representantes dos 295 municípios catarinenses.

Após oito anos, Conseg é reativado em Treviso

Membros da Diretoria Provisória foram apresentados em ato realizado na noite desta quarta-feira (17), no Auditório Vilson Savaris, centro da cidade, com a presença de lideranças municipais e comunitárias.