Poder Executivo

Treviso recebe espetáculo gratuito nesta quinta-feira

Peça “No meu tempo era assim” trata de brinquedos e brincadeiras de antigamente.

Foto: Divulgação

O passeio que as personagens “Maria” e “Vovó” estão fazendo pelos municípios da Região Carbonífera chega nesta quinta-feira (21) a Treviso.

Em dois espetáculos gratuitos na Praça Benjamin Scussel – às 9h e às 14h30min –, as historiadoras e contadoras de histórias, Elisângela da Silva Machieski e Ana Maria Manaus Teixeira, trazem ao público a peça “No meu tempo era assim”, que trata de brincadeiras e brinquedos de outras épocas.

A ação, que tem a parceria da Administração Municipal, via Secretaria de Educação, é aberta a todos os públicos e voltada principalmente aos alunos do Ensino Fundamental. Para chegar ao conteúdo do espetáculo, as historiadoras fizeram uma pesquisa com 68 moradores de Balneário Rincão que tiveram suas infâncias entre as décadas de 1940 a 1970.

Foto: Divulgação

Desse trabalho, resultou uma cartilha e a contação de histórias, que primeiro foi realizada naquele município. Agora, expandindo para as demais cidades da região, o intuito do espetáculo continua sendo o mesmo, que, segundo as idealizadoras, é de estimular a cultura e valorizar o conhecimento dos antepassados, incentivando brincadeiras diferentes das mais populares atualmente (que envolvem muita tecnologia) e propondo ao público que criem brinquedos e brincadeiras simples, mas que usem a criatividade e a agilidade, saindo um pouco da frente de computadores, TV’s e outros aparelhos eletrônicos.

“A contação de histórias vai trazer aos alunos experiências que foram vividas por seus pais e avós, mas que ainda podem ser muito atuais e divertidas. É importante apresentar às crianças a cultura da nossa região, pois são elas que preservarão todo o valor histórico para as próximas gerações”, afirma a secretária municipal de Educação, Juliana Salvador.

Colaboração: Bruna Borges / Comunicação Prefeitura de Treviso

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

“Qual Vai Ser?” mobiliza jovens para a reflexão sobre escolhas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Santa Catarina recebe o maior congresso de educação do Sul do Brasil

12º Educasul contará com palestras de educadores renomados que irão falar sobre os problemas e as soluções para reduzir a evasão escolar no Ensino Médio.